15 de mai. de 2014

COM A BENÇÃO DO PAPA

Texto de Felipe Ribeiro, de Belo Horizonte.

O Cruzeiro precisava vencer por dois gols de diferença para avançar a semifinal da Copa Libertadores da América, já que no jogo de ida na Argentina, acabou derrotado pela equipe do San Lorenzo por 1x0, mas mesmo lutado do começo ao fim,  acabou dando adeus a competição continental após empatar em 1x1 na noite desta quarta-feira, 14, no Mineirão.

A torcida até que fez sua parte, já na entrada do time no gramado fez um lindo mosaico relembrando os títulos da raposa na competição além de cantar do começo ao fim e apoiar o time na busca da classificação. Mas foi o time do coração do Papa que operou o milagre da noite pelas mãos do goleiro “San Torrico” que ainda contou com ajuda  da trave no fim do primeiro tempo.

O Jogo

O Cruzeiro veio a campo na noite desta Quarta-feira, 14, para enfrentar o San Lorenzo com duas alterações no time, o atacante Marcelo Moreno começou a partida no lugar do meia e artilheiro do Cruzeiro na Libertadores com 4 gols, Ricardo Gorlart e Nilton esteve de volta ao time titular no lugar do jovem Lucas Silva.

A partida começou nervosa, com o Cruzeiro correndo contra o tempo em busca dos gols que dessem a classificação à próxima fase do torneio, por isso o time adotou uma postura mais ofensiva desde o início da partida. Tomando logo a iniciativa, aos 2 minutos, Julio Baptista recebeu passe e arriscou de fora da área sem perigo ao gol do San Lorenzo.

Porém, os donos da casa logo seriam surpreendidos. Aos 9 minutos, Matos foi acionado por Ortigoza e acionou Piatti, que fugiu da marcação de Ceará na área e finalizou no alto na saída de Fábio. O clima de festa no Mineirão logo sumiria por alguns segundos. Com o gol tomado, A Raposa precisaria vencer por dois ou mais para avançarem para a próxima fase.

Mesmo atrás no marcador, o time mineiro não deixou se abater e continuou buscando o gol a todo custo, mas pecava nos passes no meio campo. Aos 14 minutos, após boa troca de passes, Ceará faz bom cruzamento do lado direito e encontrou Marcelo Moreno que cabeceou ao lado do gol do goleiro Torrico.

Vendo as subidas perigosas do time do Cruzeiro, o técnico do São Lorenzo, Eduardo Bauza, exigiu que o time fosse defender mais na frente evitando assim aproximação do time da casa.
Aos 25 minutos, Julio Baptista recebeu bom passe, mas foi derrubado dentro da grande área, o time e torcida ficaram reclamando pênalti que o juiz não marcou gerando um grande protesto por parte da China Azul. A pressão cruzeirense não parava e logo após, já aos 27 minutos, Julio Baptista, novamente, recebeu passe vindo da direita e bateu de fora da área levando perigo ao gol do San Lorenzo.

O torcedor cruzeirense vendo os erros que o time apresentava ainda mais na transição da bola da defesa para o ataque começava a se mostrava impaciênte nas cadeiras do Mineirão e esboçava gritos pedindo Dagoberto, que vindo de recente contusão, iniciou a partida no banco de reservas.

Na metade do primeiro tempo, o técnico do Cruzeiro, Marcelo Oliveira, teve que fazer sua primeira alteração, o lateral Sámudio se contundiu e deu lugar a Egídio.

O San Lorenzo se defendia com eficiência e ainda quase ampliou a vantagem aos 33 minutos. Em um contra golpe, três jogadores chegaram contra um, Villalba cruzou para Piatti, que exigiu reflexo de Fábio para fazer grande defesa e operar um milagre no Mineirão.

Após o susto, o time mineiro teria sua melhor chance de empatar a partida. aos 47 minutos, Marcelo Moreno, de costas para o gol, finalizou após levantamento de Éverton Ribeiro, e a bola bateu em uma trave, correu caprichosamente na linha, acertou a outra e não entrou. A jogada e seu desfecho pareceram como um milagre realizado por seu torcedor mais ilustre o também argentino Papa Francisco.

2º Tempo

Na volta do intervalo o o Cruzeiro, se quisesse a classificação, precisaria voltar mais ofensivo e foi isso que aconteceu. Apagado no jogo o volante Nilton deu lugar a Dagoberto. O Cruzeiro chegou a ter um gol corretamente anulado por impedimento de Willian aos 7 minutos. Aos 9 minutos, Villalba recebeu a bola dentro da grande área em posição legal e bateu cruzado pra fora perdendo a chance de matar a partida.

Alterações em ambas equipes aconteceram. Sob vaias da torcida celeste, Julio Baptista deu lugar a Ricardo Gourlart e pelo lado do San Lorenzo, Correa deu lugar Romagnoli.

Aos 19 minutos, Marcelo Moreno aproveitou escorregão da zaga e chutou forte para grande defesa do goleiro. No minuto seguinte, o atacante cabeceou no cantinho após levantamento de Henrique e viu o arqueiro fazer outra ótima intervenção.

A pressão cruzeirense parecia que não teria fim, e de novo o goleiro do San Lorenzo, Torrico, teve que trabalhar. Após cobrança de escanteio pelo lado direito, Dedé subiu mais que a defesa e cabeceou a queima roupa para uma ótima defesa do goleiro da equipe azul, branca e graná.

Aos 22 minutos, Buffarini agarrou o atacante cruzeirense Moreno dentro da área após um levantamento na grande área, pênalti que o juiz não marcou. O Cruzeiro era mais ofensivo na partida e buscava o gol a todo o momento, e foi presentiado por sua persistência, aos 25 minutos. Dagoberto cruzou na medida e o zagueiro Bruno Rodrigo apareceu de cabeça para marcar. Era o empate do Cruzeiro.

O gol acordou o time do Cruzeiro que logo após marcar, chegou em sequência duas vezes ao gol de Torrico, que fez bela defesa, aos 28 e 29, o boliviano Marcelo Moreno parou no arqueiro do time argentino,  primeiro em conclusão no peito de Torrico e, depois, com cabeceio no canto. Que ainda teve que fazer uma boa defesa na cabeçada de William que recebeu bom cruzamento de Gourlart.

Aos 30 minutos, o jogo começou a ficar nervoso, após o atacante Marcelo Moreno não respeitar o fair play como o time do San lorenzo queria, os jogadores do time argentino cercaram o atacante cruzeirense e após descução e empurra empurra, o camisa 10 do San Lorenzo, Romagnoli que tinha acabado de entrar foi expulso acusado de ter agredido o jogador cruzeirense.
Cruzeiro x San Lorenzo (Foto: EFE)

Cruzeiro tinha a vantegem numérica e estava correndo contra o tempo e, mesmo com um time cansado, buscava através do toque de bola, chegar na área do time argentino, buscando ainda mais dois gols para avançar para a próxima fase do torneio continental, mas esbarrava nas boas defesas do goleiro argentino e na defesa adversária que estava fechada. 

Ao time do papa, só restava o trabalho de esperar o apito final do juiz para decretar a eliminação do último time brasileiro na competição continental e sua ida para a semifinal da Libertadores. Fim de jogo. Agora, o San Lorenzo espera pelo vencedor entre Lanús e Bolívar na próxima fase. No duelo na Argentina, houve um empate por 1 a 1. A volta ocorrerá na quinta-feira, às 19h30 (de Brasília), na Bolívia.
Marcelo Moreno Cruzeiro derrota (Foto: AFP)

CRUZEIRO 1 X 1 SAN LORENZO

CRUZEIRO: Fábio; Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Samudio (Egídio); Nilton (Dagoberto), Henrique, Everton Ribeiro e Júlio Baptista (Ricardo Goulart); Willian e Marcelo Moreno. Técnico: Marcelo Oliveira
SAN LORENZO: Torrico; Buffarini, Valdes, Gentilette e Mas; Mercier, Ortigoza, Piatti (Kannemann) e Villalba (Kalinski); Correa (Romagnoli) e Matos. Técnico: Eduardo Bauza



Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 14 de maio de 2014, quarta-feira
Horário: 22h (de Brasília)
Árbitro: Martín Vásquez (URU)
Assistentes: Miguel Nievas e Carlos Pastorino (ambos do Uruguai)
Cartões amarelos: (Cruzeiro) Dedé (San Lorenzo) Mercier, Matos, Kannemann, Torrico
Cartão vermelho: (San Lorenzo) Romagnoli
Gols: Cruzeiro: Bruno Rodrigo, aos 25 minutos do segundo tempo
San Lorenzo: Piatti, aos nove minutos do primeiro tempo

1 comentários

Anônimo

Só pode perder quem está na competição. Perder tentando ganhar ainda é melhor que ficar de fora.

Postar um comentário