18 de mai. de 2014

PRA AFASTAR A RESSACA

Por: Felipe Ribeiro

O Cruzeiro recebeu na noite deste sábado,18, no Mineirão, a equipe do Coritba, válido pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. O time celeste buscava vencer para recuperar a confiança após a eliminação na Libertadores na última quarta-feira. Em partida de 5 gols, o time mineiro bateu o Coxa por 3x2 e assumiu a vice liderança da competição, atrás do Internacional. Além de um jogo recheado de emoções do começo ao fim, a peleja marcou o reencontro, após 10 anos, da China Azul com o seu eterno ídolo, o meia Alex, capitão do time cruzeirense na memorável tríplice coroa de 2003.

A raposa entrou em campo com algumas novidades em sua escalação, o técnico Marcelo Oliveira sacou Júlio Baptista e colocou Borges no time. Ricardo Goulart também ganhou a vaga entre os 11. Marcelo Moreno não pôde ser opção, pois foi expulso no clássico contra o Atlético.  Para conquistar a vitória, o Cruzeiro não teve vida fácil, já que o Coritiba buscou o empate em duas oportunidades. Mas o gol de Borges, decretou a terceira vitória dos atuais campeões nacionais.

Na próxima rodada, o Cruzeiro recebe o Sport-RE novamente em casa, já o Coritiba recebe o Internacional no Couto Pereira. O jogo como mandante será o último da equipe celeste no Mineirão antes da pausa para a Copa do Mundo. Depois, a Raposa faz dois jogos fora e, por último, pega o Flamengo em Uberlândia. 

O jogo

Ricardo Goulart, com dois gols, foi o destaque celeste neste sábado.
Foto: Washington Alves/ Light Press.
Primeiro tempo

Logo nos primeiros minutos de partida, a postura adotada pelo time visitante foi de ficar na defesa para segurar os donos da casa, que tinha maior posse de bola e ação. Aos três minutos, Nilton mostrou o cartão de visitas com um chute, mas a bola foi pela linha de fundo sem perigo ao gol de Vanderlei. Após muito insistir, o Cruzeiro chegou ao gol aos 10 minutos, com Ricardo Goulart, que aproveitou cruzamento de Egídio para testar para o fundo das redes.

A raposa seguia com uma boa posse de bola, sempre buscando o ataque. Aos 16 minutos, Dagoberto levantou a bola na área do time do Coritiba , mas a bola passou cruzou toda a área sem ninguem aproveitar a chance. Foi então que o Coxa finalmente apareceu aos 19 minutos, com uma bomba de Jajá, pela linha de fundo. As tentativas dos visitantes surtiram efeito. Aos 22 minutos, Alex subiu mais do que a defesa e desviou de cabeça para deixar tudo igual contra seu ex-time.

Nilton apareceu com perigo na área alviverde para cabecear, aos 30 minutos, mas a bola foi pela linha de fundo. Logo em seguida veio a resposta do coxa, Carlinhos arriscou de longe e obrigou Fábio a fazer uma grande defesa. O nível técnico da partida na primeira etapa era fraco com a queda do rítmo de ambas as equipes. Foi até que aos 45 minutos, Everton Ribeiro cruzou e Ricardo Goulart fez o segundo dele na partida e o segundo do Cruzeiro.

Segundo Tempo

Após o intervalo, as duas equipes retornaram sem alterações. Aos dois minutos, Jajá fez bom lançamento para Zé Love, mas o zagueiro Dedé apareceu para cortar na hora certa. Parecia que o time do Coritiba tinha voltado para o segundo tempo com um ânimo a mais para buscar o empate. Foi quando aos nove minutos, Norberto iniciou a jogada do empate do Coxa desviando o cruzamento de Carlinhos para marcar e deixar tudo igual no Mineirão.
Após o gol de empate o jogo melhorou e, aos 11 minutos, Borges, de bicicleta, obrigou Vanderlei a fazer uma bela defesa. Aos 16 minutos, foi a vez da resposta cruzeirense. Egídio arriscou um pombo sem asas e viu a bola explodir na a trave direita. Ricardo Goulart, aos 22 minutos, desperdiçou uma oportunidade clara de desempatar quando recebeu um bom cruzamento de Egídio e displicentemente cabeceou pra fora dentro da pequena área da equipe paranaense.

O time celeste tinha a maior posse de bola e uma grande liberdade pelos lados do campo, a China Azul sabia que o gol era uma mera questão de tempo e foi. Aos 23 minutos, William, que acabara de entrar na partida no lugar de Henrique, aproveitou sobra de bola do goleiro Vanderlei e chutou para o meio da área e encontrou o pé de Borges que só teve o trabalho de escorar para o gol.

Precisando atacar mais, o técnico Celso Roth, resolveu dar uma chance para a entrada de outro velho conhecido da torcida cruzeirense, o atacante Keirrison. Porém, o ataque coxa-branca não funcionava. Aos 37 minutos, Geraldo partiu para o contra-ataque e foi travado. Lance normal para a arbitragem que gerou uma grande revolta no banco de reservas da equipe paranaense. O Cruzeiro vencendo a partida, só administrou e esperou o árbitro, André Luiz de Freitas Castro, apitar o final da partida.

CRUZEIRO 3 X 2 CORITIBA


CRUZEIRO: Fábio; Ceará (Mayke), Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Henrique (William), Nilton, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart; Dagoberto (Souza) e Borges. Técnico: Marcelo Oliveira
CORITIBA: Vanderlei; Victor Ferraz, Luccas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos; Baraka, Chico, Norberto e Alex; Jajá (Geraldo) e Zé Love (Keirrison). Técnico: Celso Roth

Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 17 de maio de 2014, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Cristhian Passos Sorence (GO)
Cartões Amarelos: Dagoberto (Cruzeiro); Luccas Claro (Coritiba)
Gols: CRUZEIRO: Ricardo Goulart, aos 10 minutos e aos 45 minutos do primeiro tempo; Borges, aos 23 minutos do segundo tempo
CORITIBA: Alex, aos 22 minutos do primeiro tempo e Norberto, aos 09 minutos do primeiro tempo


0 comentários

Postar um comentário