28 de abr. de 2011

COM FUTEBOL ATÍPICO, CRUZEIRO DÁ PASSO IMPORTANTE PARA AS QUARTAS

Mesmo sem atuar com um futebol bonito e com domínio total do jogo como estamos acostumados, o Cruzerio conseguiu um excelente resultado na Colômbia e está praticamente classificado para as quartas.
O "praticamente classificado" não é apenas pelo resultado, mas pela fragilidade do Once Caldas que se mostrou um time desorganizado e que não deverá assustar o Cruzeiro em Sete Lagoas

O técnico Cuca não poderia contar com Pablo que se recupera de lesão e Thiago Ribeiro que teve uma entorse no joelho. Com isso, Leandro Guerreiro e Brandão, que fez a sua primeira partida com a camisa do Cruzeiro, foram escalados.

A primeira chance da partida foi do Cruzeiro com o estreante Brandão. Wallyson tocou para o centro-avante que bateu cruzado para boa defesa de Martínez que estava bem colocado. Mas, depois deste lance com Brandão o Cruzeiro n]ao conseguiua emplacar outro bom ataque. O time não jogava bem, não era o Cruzeiro que estávamos acostumados a ver.

Já o Once Caldas chegava levando perigo à meta celeste. Dayro Moreno, o principal jogador da equipe, acertou um chutaço de fora da área no travessão do goleiro Fábio que ainda teve de salvar duas oportunidades criadas pelo time colombiano.

O Once Caldas parecia jogar sem muito medo do primeiro colocado geral na Libertadores. O time partia pra cima enquanto o Cruzeiro esperava para os contra-ataques que sempre morria na intermediária oposta. O Cruzeiro sem a bola fazia um 3-5-2 com Leandro Guerreio fazendo um zagueiro pela direita, Victorino pelo centro e Gil pela esquerda. Quando o time celeste conseguia tomar a posse de bola, Guerreiro se posicionava como um lateral e subia ao ataque deixando espaços no setor que eram aproveitados por Nuñez. Marquinhos Paraná, que era mais volante do que lateral como fora escalado, ficava preso e liberava Montillo e Roger para os contragolpes.

O time da casa pressionou ainda mais no fim da primeira etapa. Moreno estava inspirado, mas Fábio mais ainda. No final do primeiro tempo o atacante conseguiu mais uma oportunidade. Calle lança o atacante dentro da área que gira e chuta, a bola ainda desvia no zagueiro Gil mas Fábio faz boa catada.

Era claro e evidente que para o segundo tempo o time precisava ser mexido. Não deu outra! Cuca saca Roger que nada fez na primeira etapa e coloca o volante Éverton, talvez preocupado com as falhas do sistema defensivo. Mesmo com Gilberto mais fixo, os clombianos conseguiam criar jogadas no setor direito de ataque. Com a alteração, o Gilberto foi para o meio e Éverton ocupou a lateral.

Assim como no primeiro tempo, o Cruzeiro chegou com Brandão. Aos sete minutos Marquihos Paraná fez o passe ainda na intermediária para o atacante que girou passando pelo marcador e, ainda fora da área, chutou no angulo direito de Martínez que espalmou para escanteio.

O segundo tempo continuou como Cruzeiro sem levar perigo ao gol adversário, mas em compensação se acertou defensivamente. Ortigoza entra no lugar do estreante Bradnão que se esforçou, mas ficou claro que precisa de ritmo de jogo. A entrada do atacante Paraguaio foi determinante para a vitória celeste. Além de marcar um golaço, Ortigoza deu assistência para o gol de Wallyson como descreverei adiante.

O Once Caldas continuava mais presente no ataque, mas a defesa conseguia se safar. Quando o time da casa ainda tinha certo domínio do jogo, o Cruzeiro abiru o placar.

Aos 27 minutos Ortigoza cruza da ponta esquerda para Wallyson que, livre e sem ninguém pra incomodá-lo, testou no canto esquerdo de Martínez que não pode evitar. Cruzeiro 1 a 0.
Em boa fase atacante guarda mais um na Colômbia
Após o gol o, Cruzeiro continou atrás e só ia sair na boa. "Os Brancos", como é conhecido o time da casa, foi pra cima com tudo, mas sem a mínima organização. Cruzavam quando não tinha ninguém dentro da área e cometia outros erros bobos.

Num contragolpe puxado por Montillo o Cruzeiro chega ao segundo gol. O argentino faz lançamento para Ortigoza, que com a defesa parada, saiu na cara de Martínez que tentou abafar o jogador, mas acabou tomando um lençol magnífico. Cruzeiro liquida futura, 2 a 0.

Para vir à Sete Lagoas com um mínimo de motivação, os colombianos precisariam de ao menos um gol. Ele veio aos quarenta e três. Rentería tabela na entrada da área e recebe na linha de fundo. Olha, calcula e cruza para Nuñes sozinho no segundo pau que cabeceia. A bola toca no zagueiro Gil e mata o goleiro Fábio. Once Caldas 1x2 Cruzeiro.

Depois de diminuir foi só pressão. O Once tentava na base do chuveirinho chegar ao gol de empate. Deu muito trabalho à defesa celeste, mas não conseguiu atingir o seu objetivo.

Ficha do Jogo:

Once Caldas: Martínez; Calle (Pajoy), Amaya, Henríquez e Nuñez; Mejía, Henao (González), Mirabaje (Micolta) e Carbonero; Rentería e Moreno. Técnico: Juan Carlos Osorio.

Cruzeiro: Fábio; Leandro Guerreiro, Gil, Victorino e Gilberto (Vítor); Marquinhos Paraná, Henrique, Roger (Everton) e Montillo; Brandão (Ortigoza) e Wallyson.Técnico: Cuca

Local: Palogrande, em Manizales (COL)

Árbitro: Victor Hugo Carrillo (PER)
Auxiliares:Cesar Escano (PER) e Jonny Bossio (PER)


Matheus Oliveira
oliveirasouza.matheus@gmail.com
@math_souza

0 comentários

Postar um comentário