18 de ago. de 2013

AVASSALADOR

Por João Vitor Cirilo do Boleiros da Arquibancada

A cada rodada, o Cruzeiro segue mantendo sua regularidade jogando em casa. Após a reinauguração do Mineirão, no início deste ano, o time azul ainda não perdeu como mandante. Neste sábado, a Raposa detonou mais um adversário. Em duelo importante contra o Vitória, já que ambos brigam na parte superior da classificação do Campeonato Brasileiro, a equipe comandada por Marcelo Oliveira fez 5 a 1, chegando aos 28 pontos na segunda colocação. O primeiro é o Botafogo que venceu a Portuguesa fora de casa e chegou aos 29 pontos. Já o Leão, que empataria com o Cruzeiro caso vencesse, segue com os mesmos 22 pontos e é sétimo.

Os times voltam a campo no meio de semana para duelos válidos por outros torneios. O Cruzeiro receberá o Flamengo na quarta-feira (21), às 21h50, no primeiro jogo das oitavas da Copa do Brasil, enquanto o Vitória encara o Coritiba, no mesmo dia e horário, abrindo a série da segunda fase da Copa Sul-Americana. No Brasileirão, os dois times jogam no sábado (24), às 18h30: o Cruzeiro visita a Ponte e o Vitória encara o Santos, também fora de casa.

Foto: Juliana Flister/VIPCOMM
Quando a bola rolou...

O Cruzeiro veio com mudanças. Sem poder contar com Luan e Souza, Marcelo escalou Willian e Lucas Silva. Outra mudança foi a entrada de Borges no lugar do garoto Vinícius Araújo. Já o Vitória teve o retorno do artilheiro Maxi Biancucchi, e também de Dinei, que começou no banco de reservas.

Jogo de muita marcação em seu início. A primeira chance só veio aos seis minutos. Mayke cobrou lateral rápido para Everton Ribeiro, que cruzou de direita e encontrou Willian, que finalizou de primeira. Wilson defendeu. Dois minutos depois, Ribeiro apareceu novamente na direita, recebeu lançamento e chutou com perigo. O goleiro do Vitória espalmou novamente, dessa vez para escanteio. E aí veio o gol azul. Ribeiro cobrou e Léo desviou para o gol. Inicialmente, o bandeira marcou impedimento, que teria sido de Borges (que também estava em condição normal e tentou desviar), mas, acertadamente, voltou atrás após intervenção do assistente adicional. 1 a 0, aos  minutos.

O Vitória não conseguia incomodar, mas também não levava tanta pressão assim. A primeira chance baiana só veio aos 21 minutos, mas sem perigo. Renato Cajá recebeu na esquerda e bateu colocado; Fábio pegou. O jogo esfriou. Somente aos 39, o Cruzeiro voltou a chegar bem. Aos trancos e barrancos, Egídio chegou na cara do gol e, com o goleiro batido, tentou encobri-lo e errou o alvo, incrivelmente. O Leão tentou sair nos últimos minutos, a zaga da Raposa deu chances, mas o rubro-negro não conseguiu o empate.

Caio Júnior mudou o Vitória no retorno para o segundo tempo. Dinei, voltando à equipe após lesão, substituiu Michel. Apostava-se que o atacante poderia até iniciar a partida. Inicialmente, a alteração não surtiu efeito. O Cruzeiro marcou mais um, aos sete minutos, mas Borges, que recebeu passe de Everton Ribeiro, estava impedido. Aos 13, outro gol, e dessa vez vale. Mayke foi servido por Ribeiro, que fazia excelente jogo, e cruzou; a bola desviou em Fabrício e entrou. 2 a 0 e o gol foi para o jovem lateral, o primeiro dele como profissional.

Aos 22 minutos, um lance para esquentar o jogo. Dedé subiu sobre as costas de Dinei e derrubou o atacante: pênati. Ele mesmo cobrou e fez. Mas o lance não fez a Raposa se recuar. Ao contrário, o time celeste seguiu buscando o gol. Ricardo Goulart cruzou da esquerda e encontrou Borges, que testou firme para as redes, aos 28. Cruzeiro, tranquilo de novo, 3 a 1.

A porteira estava aberta e a goleada foi encaminhada de forma natural. Aos 33, Elber cruzou da direita e Goulart desviou para o gol. Aos 39, Vinícius Araújo, que havia acabado de entrar, desviou cruzamento de Egídio em cobrança de falta e fechou a goleada. 5 a 1 e liderança provisória garantida.


CRUZEIRO 5 X 1 VITÓRIA

Cruzeiro: Fábio, Mayke, Leo, Dedé e Egídio; Nilton, Lucas Silva, Ricardo Goulart e Everton Ribeiro (Elber); Willian (Martinuccio) e Borges (Vinicius Araújo). Técnico: Marcelo Oliveira
Vitória: Wilson; Dimas, Victor Ramos, Fabrício e Euller (Reniê); Luiz Alberto, Michel (Dinei), Cáceres e Renato Cajá; Maxi Biancucchi e Wander (Marquinhos). Técnico: Caio Junior

Motivo: 15ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Mineirão
Data: 17 de agosto de 2013, sábado
Gols: Leo, aos 9’ do primeiro tempo; Mayke aos 13’, Dinei aos 24’, Borges aos 28’ e Elber aos 34’ do segundo tempo.
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Pedro Martinelli Christino (SP)
Cartões amarelos: Victor Ramos (Vitória), Nilton e Dedé (Cruzeiro)
Público pagante: 14.369
Público presente: 15.015
Renda: R$670.185,00

0 comentários

Postar um comentário