28 de nov. de 2010

EU VOLTEI E AGORA PRA FICAR!♫

É com este trecho da musica de Roberto Carlos que inicio este texto, sobre a volta do tricolor das alterosas a serie de elite do Campeonato Brasileiro. O América, Fundado em 1912 o coelho, como é carionsamente chamado pelos torcedores, é o único mineiro deca-campeão (1916-1925) viveu nos últimos anos os piores e os melhores momentos de sua historia.
 Essa década foi de muitas emoções ao América. A equipe que inicia a década como campeã mineira, termina o ano rebaixada a Série B do brasileiro, por la permanecendo entre 2002 e 2004 ano que é rebaixado a serie C. A partir daí a situação piora muito, o América em 2007 é rebaixado para segunda divisão do campeonato mineiro, o momento mais difícil da historia do clube. A diretoria entra em crise, mesmo assim tentava manter a equipe. O presidente da época Antonio Baltasar, estava com uma bomba nas mãos. Ouvíamos que o clube não tinha dinheiro sequer para pagar o ônibus para as viagens do clube. Também que jogadores como Euller, pagava os medicamentos para a equipe, que a folha salarial da equipe era 25 mil reais, que não paga o salário de um jogador de um clube mediano. O América se via bem perto do fim. Mas a partir daí, da se inicio a grande reação. È campeão do modulo II do campeonato mineiro e vice da taça Minas Gerais, o que deu lhe a vaga à série C. O América se mantém na serie C no ano de 2008. A partir daí começa as alegrias do time mineiro após tempos de escuridão.
 Após um 5° lugar no campeonato estadual, o time faz uma campanha fantástica no campeonato da serie C e no dia 19 de setembro, com gol de Bruno Mineiro vence o ASA de Arapiraca e se sagra campeão brasileiro da serie C. O ano de 2010 reservava muitas emoções a nação americana. Após o mineiro regular a equipe se concentrou totalmente na serie B. Muitos diziam que o time deveria se preocupar em se manter na divisão, ao invés de tentar subir a serie A. A equipe não deram ouvidos, com jogadores experientes, e também acreditando em jogadores que não foram aproveitados em seus antigos clubes, montou uma equipe de guerreiros. O time sempre esteve entre os 8 primeiros, perdeu inúmeras partidas que não deveria perder, mas nunca deixou de acreditar no acesso.
Então após muita luta e sofrimento, no dia 27 de novembro de 2010, o América Mineiro, empatou fora de casa com a Ponte Preta, e estava de volta a serie A. Jogo difícil, de fortes emoções. A equipe fez seu trabalho, e agora tem que se reestruturar para se manter em um campeonato que é o mais difícil do mundo, e assim poder realmente dizer “Eu voltei e agora pra ficar”.
Maicon Augusto
pigleblon@hotmail.com
@maiconaugusto07

0 comentários

Postar um comentário