3 de nov. de 2010

CAMISA 10 DO RACING QUE DESPERTA INTERESSE NO CRUZEIRO


            Neste feriado, enquanto todas as atenções estavam voltadas para a eleição presidencial, uma notícia movimentou o futebol nacional, a intenção do Cruzeiro com contar com o camisa 10 do Racing, Giovanni Moreno.

           O colombiano, que é fã de Juan Roman Riquelme, camisa 10 do Boca Juniors, e chegou nesta temporada no Racing por 7 milhões de dólares, é considerado uma das grandes promessas do campeonato argentino, e uma das grandes esperanças da Academia em conseguir retornar a uma competição internacional.
           Gio, como é chamado, começou sua carreira no Florida Soccer, em 2005, uma equipe da segunda divisão do futebol colombiano. Peregrinou por algumas outras equipes de menor expressão na Colômbia, e esteve próximo de defender o Saint Ettiene, na França, mas não ficou devido ao fato do clube não ter espaço para jogadores estrangeiros. O Mlada Boslelav da República Checa também esteve interessado no camisa 10, mas ele acabou por voltar para o Envigado, onde foi campeão da B Nacional, e saiu como goleador.
            A grande atuação no Envigado chamou a atenção de algumas equipes brasileiras, mas Moreno acabou sendo contratado pelo Atlético Nacional. Na equipe, Moreno ficou de 2008 a 2010, disputou 84 partidas e marcou 39 gol.
Foi contratado pela Academia, em uma parceria com um grupo de empresários, por cerca de 3 milhões de dólares por 50% (o clube possui 37,5%) do passe do jogador. Em seu primeiro campeonato no clube, se destacou nas vitórias do Racing Club sobre o Lanús por 4 a 0 na 7ª rodada, na vitória sobre o Huracán por 3 a 0 na 9ª rodada, e também nos seus dois últimos jogos ( vitória contra Argentinos Juniors e empate com o River Plate) respectivamente, na 11ª e 12ª rodadas.
            Gio Moreno já marcou 5 gols no Apertura, sendo 3 de jogadas tramadas com bola rolando, um de tiro livre e um de pênalti. Vale destacar que Moreno não esteve em campo nas derrotas para o Estudiantes, Independiente e Colón. Nestas três partidas, o D.T. Miguel Angel Russo optou por organizar taticamente o Racing através dos esquemas, 3-3-2-2 (contra o time Pincha); 4-2-2-2(diante do el Rojo) e 4-3-2-1( frente ao Colón), esquemas estes que tiveram em comum, a escalação de dois jogadores na função de armação, mas que mesmo assim, não conseguiram render para o time o que Moreno tem conseguido render quando está em campo e o esquema tático adotado é o 4-3-1-2.
            O diário argentino Olé, comparou o futebol de Gio Moreno a ‘dois Rubens’. Moreno teria em sua canhota a mesma qualidade que apresentava o Uruguaio Ruben Paz(atuou no Racing entre 1987-89 e depois,entre 1990-92) e a visão de jogo e capacidade técnica do argentino, Ruben Oscar ‘el Mago’ Capria, que também foi ídolo do Racing Club ( atuou em La Academia, entre 1995-97 e depois, entre 2005-2006).
            De acordo com a imprensa argentina, a atuação do jogador na partida diante do River Plate, teria interessado ao Cruzeiro, que chegou a oferecer cerca de 10 milhões de dólares pelo camisa 10. Agustín Jiménez, representante do jogador, negou ao blog, com veemência, que teria recebido qualquer oferta pelo jogador. A Academia não se mostrou muito interessada nos valores, apesar de alto, e pretende manter o jogador até o final da temporada para tentar vender para o futebol europeu.

Maicon Augusto
pigleblon@hotmail.com
@maiconaugusto07

0 comentários

Postar um comentário