27 de set. de 2011

COLETIVA DO TÉCNICO VÁGNER MANCINI

Confira a entrevista coletiva de apresentação do técnico Vágner Mancini, hoje, na Toca da Raposa II:

Read More

26 de set. de 2011

NEY FRANCO CONVOCA SELEÇÃO PARA O PAN

O técnico Ney Franco convou hoje os 18 jogadores de até 20 anos que defenderão a Seleção Brasileira no Pan de Guadalajara.

Ney consultou os clubes brasileiros que teriam seus jogadores convocados e resolveu não chamar atletas que são titulares em suas equipes. Confira a lista:

Goleiros: César (Flamengo) e Douglas Pires (Cruzeiro)

Zagueiros: Bruno Uvini (São Paulo), Frauches (Flamengo) e Romário (Internacional)

Lateral-direito: Madson (Bahia)

Lateral-esquerdo: Henrique Miranda (São Paulo)


Meias: Cidinho (Botafogo), Djair (Coritiba), Felipe Anderson (Santos), Lucas Patinho (Fluminense), Lucas Zen (Botafogo) e Misael (Grêmio)

Atacantes: Felipe Amorim (Goiás), Henrique (São Paulo), Leandro (Grêmio), Rafael (Bahia) e Sebá (Cruzeiro)

Os jogadores se apresentarão na Granja Comary dia 4 de outubro. O Brasil só embarca para o México no dia 12. O Brasil faz parte do grupo B e terá como adversários na primeira fase Argentina, Cuba e Costa Rica. A estreia será contra os argentinos, dia 19.
Read More

CRUZEIRO CONTRATA MANCINI

A diretoria do Cruzeiro anunciou há pouco a contratação do técnico Vágner Mancini. Mancini chegará em Belo Horizonte nesta terça-feira e será apresentado na Toca da Raposa II em horário ainda a ser confirmado.

O treinador chega com a difícil missão de tirar o Cruzeiro de uma zona de desconforto no Campeonato Brasileiro. Atualmente a equipe ocupa a 16ª posição na tabela, com 29 pontos, 4 a mais que o Atlético-MG que é o 17º, o primeiro da zona da degola.

Vágner Mancini substituirá Emerson Ávila que no comando da equipe disputou 6 partidas e não conseguiu vencer uma sequer. Foram no total, quatro derrotas (Fluminense, Santos, Coritiba e Vasco) e dois empates (Palmeiras e América). Ávila volta à sua antiga função atuando como diretor técnico.

O novo comandante celeste assinou contrato que dura até o fim desta temporada. Mancini comandou neste ano o Ceará, que também briga contra o rebaixamento, mas foi demitido na 23ª rodada após um empate contra o Atlético-GO dentro de casa.

Ficha do treinador:

Nome: Vágner Carmo Mancini
Clubes: Sãocarlense, Paulista, Al-Nasr (Arábia), Grêmio, Vitória, Santos, Vitória, Vasco, Guarani e Ceará
Títulos: Copa do Brasil (2005), Campeonato Baiano (2008) e Campeonato Cearense (2011)
Read More

25 de set. de 2011

GALO PERDE MAIS UMA E CONTINUA LUTA ÁRDUA CONTRA A SÉRIE B EM 2011

O Galo foi ao Beira Rio no Rio Grande do Sul enfrentar o Internacional pela 26° rodada do Campeonato Brasileiro. O time de Cuca que empatou em casa precisava buscar algum ponto no Rio Grande do Sul para o prejuízo não ser grande, mas o Galo saiu derrotado por 2 a 1 e segue na zona de rebaixamento com 25 pontos.
Bolatti e Fabrício marcaram para o Inter e Renan Oliveira marcou o gol do Galo. Veja a análise da partida a seguir.
O Galo começou a partida com bom ritmo de jogo trocando bem os passes e chutando muito a meta colorada. Aos 2 minutos Bernard invadiu a área pela esquerda e chutou rente a trave esquerda de Muriel assustando o time da casa. A segunda tentativa do Galo foi aos 7 minutos quando Magno Alves chegou de fora da área e chutou rente a trave esquerda de Muriel. Aos 10 minutos foi a vez de Daniel Carvalho cobrar falta no ângulo esquerdo para fácil defesa do arqueiro colorado. Aos 15 minutos Daniel Carvalho invadiu pela esquerda e chutou fraco com a direita para nova defesa do goleiro colorado.


Dalessandro respondeu em seguida com chute de fora da área que foi desviado pela zaga e Giovanni garantiu que a bola não entrasse e jogou para escanteio, foi a primeira finalização do time gaúcho.


As melhores chances no início foram do Galo, mas o Internacional abriu o placar aos 26 minutos após pegar a bola pelo meio driblar Réver e mandar uma bomba para o gol atleticano. A bola bateu no travessão antes de entrar, Internacional 1 a 0.
Lances da partida entre Internacional e Atlético, pela 26ª rodada do Brasileiro, no Beira-Rio - Lucas Uebel/VIPCOMM
Um minuto depois o Internacional chegou de novo com Dalessanrdo que invadiu pela esquerda e chutou para o gol, Triguinho tirou de cabeça antes da bola ir para o gol atleticano mandando para escanteio.
O Atlético sentiu o gol colorado. Quando pegava a bola o time não conseguia criar grandes chances e chegava só de fora da área sem perigo a meta de Muriel.
Em boa jogada  Kléber tocou para Oscar que invadiu a grande área e chutou cruzado no gol de Giovanni. A bola raspou a trave direita do arqueiro atleticano, aos 42 minutos. O primeiro tempo terminou e o Internacional desceu para o vestiário com a vantagem de 1 a 0 no placar.
O Internacional voltou pra partida com o mesmo time da primeira etapa e o Galo voltou com Renan Oliveira no lugar de Richarlyson. O time da casa voltou pressionando o Galo em busca do segundo gol. O Internacional chegou aos 8 minutos com Andrezinho, o meia chegou pela direita, clareou e tocou para Oscar que emendou direto para o gol atleticano. A bola saiu por cima do gol de Giovanni.


Com a lentidão da equipe no momento de atacar, Cuca perdeu a paciência e mexeu novamente, aos 16min. O estreante Carlos César, que chegou do Boa Esporte, foi a campo no lugar de Mancini. E na primeira chegada ao ataque, o lateral-direito cruzou rasteiro e Renan Oliveira se esticou para desviar a bola e empatar o jogo, aos 24min: 1 a 1.

O gol diminuiu o ímpeto do Internacional, que ainda assim teve boa chance, mas Giovanni evitou. Sentindo o bom momento, Cuca mexeu novamente. Ele sacou Magno Alves para a entrada de André. Mas logo depois veio o lance mais polêmico da partida. Em cobrança de falta pela direita, a bola sobrou para Fabrício mandar para as redes, aos 31. O auxiliar levantou a bandeira, assinalando impedimento. Entretanto, o árbitro validou a jogada e confirmou o gol, acertadamente.

Na base do desespero, o Atlético partiu de forma desordenada, mas sem a efetividade para conseguir o empate. E ainda passou por maus bocados na defesa, com o goleiro Giovanni se virando para evitar vantagem maior dos gaúchos. Acabou prevalecendo o melhor momento dos gaúchos e o incômodo tabu no duelo contra o Galo continua, assim como a agonia do time alvinegro na luta para escapar da degola.

INTERNACIONAL 2 X 1 ATLÉTICO

Internacional: Muriel; Nei, Rodrigo Moledo, Índio e Kleber; Bolatti, Guiñazu, Andrezinho (Dellatorre), D'Alessandro e Oscar (Fabrício); Jô. Técnico: Dorival Júnior
Atlético: Giovanni ; Mancini (Carlos César), Réver, Leonardo Silva e Triguinho; Dudu Cearense, Fillipe Soutto, Richarlyson (Renan Oliveira) e Daniel Carvalho; Magno Alves (André) e Bernard. Técnico: Cuca

Motivo: 26ª rodada do Brasileiro
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Gols: Bolatti, 26min do 1ºT; Renan Oliveira, 24, Fabrício, 31min do 2ºT
Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortês (Fifa-RJ)
Auxiliares: Dibert Pedrosa Moisés (Fifa-RJ) e Rodrigo Henrique Correia (RJ)
Cartões amarelos: D’Alessandro, Kléber, Andrezinho (INT); Mancini, Dudu Cearense, Bernard, Réver (ATL)
Cartões vermelhos: Réver e Rodrigo Moledo
Bruno Santana
bruno_santsouza@hotmail.com

@brunosantsouza
Read More

DIEGO SOUZA MARCA TRÊS E LIQUIDA CRUZEIRO

Cruzeiro completa 7º jogo sem vitória em goleada sofrida para o Vasco dentro de casa
Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
Sem vencer há 6 jogos, o Cruzeiro foi a campo precisando da vitória mais do que nunca neste campeonato, mas o técnico Emerson Ávila não quis arriscar e colocou apenas um atacante em campo. Não deu certo. O Vasco, defendendo a liderança mais uma vez fez um belo jogo e contou com a inspiração de Diego Souza.

Os minutos iniciais foram de absoluto domínio celeste. A impressão é que o gol do Cruzeiro sairia ainda no começo da partida, mas não veio. Não só não veio como o rendimento da equipe caiu e quem chegou com grande perigo pela primeira vez foi o Vasco em chute de Márcio Careca que Fábio salvou.

Após igualar a partida, não demorou muito para o Vasco passar a comandá-la. Ataques pelas laterais sempre levavam perigo ao gol de Fábio e o Cruzeiro não sabia como contê-los. Com apenas Bobô de atacante, Montillo e Roger faziam a aproximação ao jogador, mas não deu certo. O Cruzeiro só chegava nas bolas paradas, como aos 18' quando Roger teve um tento bem anulado e aos 35', quando o mesmo jogador cabeceou com perigo por cima do gol.
Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
O goleiro Fábio teve que aparecer novamente no jogo. Aos 30', quando Diego Souza desviou bola após escanteio cobrado por Juninho, o arqueiro fez grande intervenção. Porém, aos 38' não teve como segurar. Diego Souza recebeu na área, passou por Cribari e bateu cruzado, rasteiro, no canto esquerdo de Fábio abrindo o marcador.

Na volta para o segundo tempo, o téncico Emerson Ávila colocou o meia  Élber no lugar do lateral Vitor. Para aquele setor foi deslocado o volante Marquinhos Paraná. Com Élber, o Cruzeiro voltou ligado e comandando o jogo em campo de ataque. No entanto, a primeira oportunidade foi do Vasco em cobrança de falta com Juninho Pernambucano, mas que Fábio apareceu novamente.

O domínio celeste não foi confirmado em gol. A boa chance saiu em cobrança de falta de Roger que Prass espalmou. A equipe sentia falta de outro atacante, mas o técnico Emerson Ávila só o colocou aos 18', três depois de tomar o gol. Aos 15', Juninho Pernambucano cruzou da direita, Diego Souza fechou no segundo pau e finalizou sem dificuldades, para ampliar.
Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
Com a alteração, o Cruzeiro ficou mais ofensivo, jogando agora com 2 atacantes e 3 armadores, mas a defesa do Vasco se portava bem e não deixava o ataque celeste incomodar Fernando Prass. O Vasco apostava nos contragolpes e num deles Diego Souza ficaria na cara do gol, não fosse uma falta cometida por Paraná que foi expulso diretamente.

O Cruzeiro que precisava da vitória continou atacando, mas apenas com Fabrício protegendo a defesa, ficou mais vulnerável. Aos 35', em contra-ataque, Diego Souza recebe lançamento de Juninho Pernambucano, passa por Élber com um toque de peito, chapela Fábio e manda para a rede. Gol antológico de Diego Souza que é o destaque do Vasco no Brasileiro.

No fim do jogo Fábio ainda fez boa defesa em chute de Juninho Pernambucano. Com o resultado, o Cruzeiro ocupa a 15ª posição com 24 pontos, mas pode ser ultrapassado pelo Ceará que enfrenta o Coritiba, às 18h. O Vasco segue líder com 49 pontos.

Ficha do jogo:

Cruzeiro: Fábio; Vitor (Élber), Cribari, Victorino e Everton; Charles (Bruninho), Fabrício, Marquinhos Paraná, Montillo e Roger; Bobô (Keirrison). 
Técnico: Emerson Ávila

Vasco: Fernandro Prass; Fagner, Dede, Renato Silva e Julinho; Rômulo, Eduardo Costa, Felipe Bastos (Alan) e Juninho Pernambucano (Diego Rosa); Diego Souza (Leandro) e Élton. 
Técnico: Cristóvão Borges

Local: estádio Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)

Árbitro: Fabrício Neves Correa
Auxiliares: Alessandro de Rocha Matos e José Chaves Franco Filho

Read More

AMÉRICA PULA NA FRENTE, MAS SOFRE VIRADA NO ENGENHÃO

O América foi ao Rio de Janeiro tentar a reação diante o Flamengo no Engenhão na noite deste sábado no Rio de Janeiro. O Coelho saiu na frente com Kemps no primeiro tempo, mas o Flamengo chegou a virada com Deivid e Thiago Neves no segundo tempo. Com o resultado o time de Givanildo Oliveira continua na lanterna com 19 pontos e vê a Série B cada vez mais perto.
O JOGO:

Sem vencer a dez partidas, o Flamengo tinha que tomar as iniciativas da partida. Aos 2 minutos, após jogada pela direita Thiago Neves recebeu na área e finalizou mal. Aos sete, nova investida. Renato Abreu cobrou uma falta de longe, com um chute muito forte, que passou perto do travessão de Neneca.
Alexandre Loureiro/VIPCOMM
O Coelho tinha muitas dificuldades para criar jogadas, o primeiro chute apareceu aos 15 minutos, quando Leandro Ferreira bateu de longe, mas sem perigo para o goleiro Felipe. Logo depois, Kempes foi mais eficiente e soltou uma bomba da quina da área, exigindo reflexo do arqueiro flamenguista.

Aos 20 minutos, o jogo já era mais equilibrado e o América teve a melhor chance da partida até ali. Após um ótimo lançamento, Kempes invadiu a área, driblou Felipe e, com o gol totalmente aberto, fez o mais difícil: acertou as redes pelo lado de fora. Inacreditável!

Insistente, o time alviverde conseguiu mexer no placar aos 29 minutos. Luciano foi derrubado por Botinnelli dentro da área, num pênalti claro. Kempes cobrou com categoria, de perna esquerda e abriu o placar no Engenhão, 1 a 0.

A vantagem americana atordoou o Flamengo. Mesmo assim, os cariocas tentavam a igualdade. Aos 35, Botinnelli foi lançado por Jael, mas perdeu ótima oportunidade, dentro da área, num chute bisonho que morreu nas mãos de Neneca.

Depois de um início muito ruim, o América ditava as regras no final do primeiro tempo. Aos 44 minutos, a última grande chance mineira: Amaral cobrou uma falta com veneno e Felipe fez uma excelente defesa. Fim do primeiro tempo e vantagem americana no Rio de Janeiro.

O América voltou para a etapa complementar com a mesma formação do primeiro tempo. No Flamengo, insatisfeito, Vanderlei Luxemburgo promoveu três alterações: sacou Jael, Botinnelli e Maldonado para as entradas de Deivid, Thomás e Diego Maurício.

O Urubu voltou em cima, mas a primeira chance efetiva foi do Coelho. Aos 5 minutos, Sheslon recebeu de Kempes dentro da área, mas perdeu ótima oportunidade para ampliar a conta.

As modificações de Luxemburgo melhoraram a produção da equipe, que criava mais. Aos oito minutos, Léo Moura foi à linha de fundo e descolou um cruzamento perfeito, mas ninguém aproveitou e a bola percorreu toda a extensão da grande área.

O América tinha mais cautela e praticamente só arriscavam nos contragolpes, esperando os erros e as brechas que o Flamengo deixava quando ia ao ataque. Aos 14, Luciano avançou e bateu de fora da área, com muito perigo para Felipe, que conseguiu desviar a bola.

De tanto insistir, a equipe carioca conseguiu o empate aos 16 minutos. Léo Moura chegou bem pela direita e cruzou na medida para Deivid desviar de cabeça: 1 a 1 no Rio de Janeiro.

Aos 25 minutos, Givanildo Oliveira resolveu mexer no América pela primeira vez, ao sacar Luciano para a entrada de Rodriguinho. Na sequência, Sheslon também deixou o gramado e deu lugar a Glauber.

O Flamengo era só pressão. Aos 33, Diego Maurício partiu com a bola dominada e invadiu a área pela esquerda. Ele bateu com perigo, rente à trave direita de Neneca.

Determinado, o Rubro-Negro acabou chegando ao gol da vitória aos 43 minutos. Depois de um bate-rebate dentro da área, a bola sobrou para Thiago Neves, que não perdoou: 2 a 1 no Engenhão.

FLAMENGO 2 X 1 AMÉRICA

Flamengo: Felipe, Leonardo Moura, Welinton, David Braz e Junior Cesar; Aírton, Maldonado (Diego Maurício), Renato Abreu e Thiago Neves; Botinnelli (Thomás) e Jael (Deivid). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
América: Neneca, Micão, Anderson e Otávio; Sheslon (Glauber), Amaral, Leandro Ferreira, Luciano (Rodriguinho) e Gilson; Kempes (Irênio) e André Dias. Técnico: Givanildo Oliveira.

Motivo: 26ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio do Engenhão
Data: 23 de setembro, sábado, às18h
Gols: Kempes, aos 29 min do 1º tempo ; Deivid, aos 16 min do 2º tempo e Thiago Neves, aos 43 min do 2º tempo
Árbitro: Guilherme Ceretta de Lima (SP)
Assistentes: Fabrício da Silva (GO) e Carlos Nogueira Junior (SP)
Cartões amarelos: Léo Moura (Flamengo) ; Otávio (América)

Bruno Santana
bruno_santsouza@hotmail.com
@brunosantsouza
Read More

23 de set. de 2011

DIDIRA É EMPRESTADO AO ATLÉTICO QUE TAMBÉM AGUARDA LATERAL

O Atlético acertou empréstimo do meia Didira, do Asa de Arapiraca. O jogador ficará no Atlético até 31 de maio de 2012 e o clube tem preferência na compra do jogador.

Didira fez exames médicos ontem pela manhã e já se apresentou no clube, onde treina com o grupo de jogadores. O atleta é o principal jogador do ASA nessa série B e chega a ser considerado por alguns torcedores ídolo do clube.

O ASA não levou muito tempo e já contratou o substituto de Didira. Trata-se do meia Luciano Totó, que defendeu o Campinense (PB) que foi rebaixado para a série D.

Ficha do jogador:

Nome: Cícero dos Santos Bezerra (Didira)
Idade: 23 anos
Altura: 1,71m
Clubes: Nacional (SP) e ASA (AL)

Há também uma informação de que o Atlético está próximo do acerto com o lateral-direito Carlos César, que defende o Boa nessa série B.

Vale lembrar que hoje é o último dia para contratação de jogadores para disputa do Brasileirão. Quem não conseguir inscrever jogadores até o fim do expediente na CBF, só poderá fazê-lo na próxima temporada.
Read More

22 de set. de 2011

CONVOCAÇÃO PARA SUPERCLÁSSICO E AMISTOSOS COM SUPRESAS

Foi divulgada hoje pelo técnico Mano Menezes duas listas de convocados para a Seleção Brasileira. Uma para o Superclássico das Américas, na próxima quarta-feira, em Belém, e outra para amistosos internacionais contra Costa Rica no dia 7 de outubro, em San José e, no dia 11 do mesmo mês, contra o México em Torreón.
Foto: UOL

Novidades surgiram nas duas listas. Na convocação pra partida contra a Argentina, novamente Mano só pode chamar jogadores que atuam no futebol brasileiro. Desta feita, o treinador convocou apenas dois goleiros, sendo que Fábio foi cortado em relação à lista anterior. Como ele, saíram também o zagueiro Henrique (Palmeiras), os meias Cícero (São Paulo) e Thiago Neves (Flamengo) e o atacante Leandro Damião que sofreu contusão muscular.

Para os lugares destes que foram sacados, entraram o zagueiro Emerson, os meias Diego Souza e Elkeson e no ataque Borges, que é artilheiro do Campeonato Brasileiro com 18 gols.

Lista dos convocados para Brasil x Argentina, quarta às 21h50, no Mangueirão, em Belém:

Goleiros: Jefferson (Botafogo) e Rafael (Santos)

Laterais: Bruno Cortês (Botafogo), Danilo (Santos), Kléber (Internacional) e Mário Fernandes (Grêmio)

Zagueiros: Dedé (Vasco), Emerson (Coritiba), Réver (Atlético-MG) e Rodolpho (São Paulo)

Volantes: Casemiro (São Paulo) Paulinho, Ralf (Corinthians) e Rômulo (Vasco)

Meias: Diego Souza (Vasco), Elkeson (Botafogo), Lucas (São Paulo) e Oscar (Internacional)

Atacantes: Borges (Santos), Fred (Fluminense), Neymar (Santos) e Ronaldinho (Flamengo)

Para os amistosos internacionais, Mano também apresentou algumas surpresas. A novidade fica por conta do garoto Kléber, de 21 anos, que atua pelo Porto e tem idade olímpica. Voltaram a ser convocados, o goleiro Neto que defende a Fiorentina, mas já havia servido a Seleção quando estava no Atlético-PR, o zagueiro Réver, o volante Sandro do Tottenham, o volante/meia Hernanes da Lázio e o centroavante Jonas, que atua no Valência.
Atacante Kléber, do Porto - Foto: AP

A principal ausência foi do ex-capitão da equipe, o zagueiro Lúcio que desta vez não foi chamado por Mano que se justificou:

"Tivemos um início com o David bastante promissor, fazendo dupla com o Thiago Silva. Na minha maneira de ver, não vamos trazer o Lúcio para não jogar. Temos uma ideia clara de como as coisas funcionaram neste período e podemos, com tranquilidade, retomar o desenvolvimento de outros, para lá na frente tomarmos as decisões mais definitivas."

Lista dos convocados para os amistosos contra Costa Rica e México:

Goleiros: Jefferson (Botafogo), Júlio César (Internazionale) e Neto (Fiorentina)

Laterais: Adriano (Barcelona), Daniel Alves (Barcelona), Fábio (Manchester) e Maicon (Internazionale)

Zagueiros: Dedé (Vasco), David Luiz (Chelsea), Réver (Atlético-MG) e Thiago Silva (Milan)

Volantes: Lucas Leiva (Liverpool), Fernandinho (Shakhtar Donetsk), Luiz Gustano (Bayern de Munique) e Sandro (Tottenham) 

Meias: Elias (Sporting), Hernanes (Lázio), Lucas (São Paulo) e Oscar (Internacional)

Atacantes: Fred (Fluminense), Hulck (Porto), Jonas (Valência), Kléber (Porto), Neymar (Santos) e Ronaldinho (Flamengo)
Read More

AMÉRICA PERDE E VÊ SÉRIE B CADA VEZ MAIS PRÓXIMA

Melhor em campo nos 90 minutos, o Santos venceu o América por 2 a 1. Borges abriu o placar, Kempes empatou, mas Edu Dracena deu resultado final ao jogo.
Foto: Agência Estado
O América mais uma vez foi a campo e saiu derrotado. Desta vez pelo Santos que mais do que em qualquer outro momento briga por uma vaga no G-5, já que a vitória fez com que o clube paulista fosse para 35 pontos, 5 a menos que o primeiro da zona da libertadores que é o Fluminense, mas com 2 jogos a mais para serem realizados. Borges novamente marcou para a equipe santista e já soma 18 gols neste Brasileiro.

O primeiro tempo teve o Santos com maior volume de jogo, dominando principalmente os minutos inciais. A equipe peixeira marcava sob pressão e deixava o América em maus lençóis para sair jogando.  Logo no primeiro minuto o Santos finalizou com Neymar, mas Neneca defendeu. Aos 9', o atacante santista obrigou o goleiro americano a trabalhar novamente, desta vez com dificuldades, mandando uma cobrança de falta para escanteio.

Apesar de pouco sair pro ataque, o América levava mais perigo quando chegava. Era mais objetivo. Aos 21', Gilson arriscou chute da intermediária e acertou a trave de Rafael. A outra oportunidade americana foi ao fim da primeira etapa com Irênio cara a cara com Rafael arrematando para grande defesa do arqueiro santista. O domínio de jogo santista não resultou em gols e nem mesmo em outras chances claras, no entanto, o América também não foi capaz de abrir o placar.

O segundo tempo começou com o mesmo ritmo do primeiro. O Santos melhor em campo, ocupou o território inimigo na maior parte do tempo, mas com pouca eficiência. O placar só foi aberto aos 16', com Borges que não havia recebido uma bola em condições para marcar ainda. Neymar cobrou escanteio da ponta esquerda e Borges desviou de cabeça tirando de Neneca.

O América não se abateu e foi em busca do gol de empate que veio 5 minutos depois. Luciano cruzou da rasteiro da ponta esquerda para André Dias que desviou. A bola tocou em Rafael e sobrou para Kempes sozinho empurrar para o fundo da rede.

O gol fez com que o Santos retomasse o comando da partida. Novamente numa jogada de escanteio o Santos marcou. Após cruzamento, Alan Kardec desviou e a bola ficou limpa para Edu Dracena completar com o pé direito dando resultado final à partida.

Com a derrota, o América segue na lanterna com 19 pontos. A vitória fez o Santos subir para a 9ª posição com 35. Na próxima rodada os mineiros enfrentam o Flamengo no Engenhão, às 18 deste sábado. Os paulistas duelam contra o Figueirense no mesmo dia e horário, na Vila Belmiro.

Ficha do jogo:

América: Neneca; Preto, Micão e Anderson (Rodriguinho); Marcos Rocha, Leandro Ferreira, Glauber, Irênio (Luciano) e Gilson; André Dias (Fabio Júnior) e Kempes. 
Técnico: Givanildo de Oliveira

Santos: Rafael; Danilo, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Adriano e Ibson;  Alan Kardec; Neymar e Borges. 
Técnico: Muricy Ramalho

Local: estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia (MG)

Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima
Auxiliares: Júlio César Rodrigues Santos e Marcelo Bertanha Barison
Read More

JOGO DE BRIO, SEM BRILHO: ATLÉTICO EMPATA COM FLAMENGO E PERMANECE NO Z-4

Galo sai na frente com Daniel Carvalho, mas Ronaldinho empata em lance que o meia-atacante contou com a sorte.
Foto: Jorge Gontijo/EM/D.A Press
Atlético e Flamengo se enfrentaram nesta quarta-feira na Arena do Jacaré. A partida era de vital importância para as duas equipes. O Atlético em busca de livrar-se da zona do rebaixamento abriu o placar com Daniel Carvalho em cobrança de falta. O Flamengo querendo voltar ao G-5, empatou com Ronaldinho Gaúcho poucos minutos depois. O 1 a 1 poderia tanto ser um 0 a 0 quanto uma vitória para qualquer das equipes. O Atlético perdeu boas chances no primeiro tempo e no final do jogo quem pressionou foi o Flamengo.

Os quinze minutos iniciais foram empolgantes. Jael para o Flamengo e Fillipe Souto para o Atlético chegaram bem ao ataque. Pouco tempo depois, as boas descidas de Serginho pela direita quase resultou num gol. Magno Alves mandou na trave após cruzamento do lateral/volante.

A partir daí as equipes não mais tiveram oportunidades de abrir o placar. A partida era bem disputada no meio campo e ninguém conseguia ultrapassar a última linha de marcação adversária. O primeiro tempo teve o Atlético melhor, contando com boas jogadas de Serginho, Daniel Carvalho e Bernard, mas não conseguiram mudar a trajetória da partida. No fim da primeira etapa Renato Abreu arriscou chute de fora da área que passou perto da trave direita de Renan Ribeiro.
Foto: Jorge Gontijo/EM/D.A Press
No intervalo Cuca colocou André no lugar de Wesley, que não havia feito um bom primeiro tempo. No início do segundo, o Atlético começou com maior volume de jogo e pressionando o Flamengo. O gol saiu aos 5', em cobrança de falta de Daniel Carvalho. O meia bateu da entrada na área no canto direito, em que  Felipe estava posicionado, mas o goleiro não chegou a tempo e o Atlético abriu o placar.

O Flamengo que estava acuado passou a jogar no ataque. Aos 11', Thiago Neves teve uma grande chance de abir o placar, mas Réver tirou de calcanhar em cima da linha. Já mandando no jogo os rubro-negros chegaram ao empate. Aos 16', Jael ajeitou para arremate de Ronaldinho na entrada da área. A gorducha desviou em Leonardo Silva tirando Renan Ribeiro do lance. 1 a 1.
Foto: Jorge Gontijo/EM/D.A Press
Com o empate o Flamengo novamente passou a jogar no erro do Atlético que, com a entrada de Renan Oliveira, teve Bernard deslocado pra esquerda, onde o garoto melhor joga. A equipe mineira conseguiu ter maior posse de bola e foi pra cima do Flamengo que se defendia bem e impedia o Atlético de chegar com grande perigo.

O jogo ficou disputado de intermediária a intermediária. O Flamengo marcava a saída de bola atleticana que tinha dificuldades de iniciar as jogadas, mas contava com a movimentação dos meias pelos lados do campo. Aos 43', Serginho foi expulso ao receber o segundo amarelo. Inteligentemente o técnico Vanderlei Luxemburgo tirou o volante Aírton e colocou o meia Botinelli. Pressão flamenguista nos minutos finais e o Galo contou com Renan Ribeiro salvando duas vezes.

Com o empate as equipes mantiveram-se nas posições do início da rodada. O Atlético está em 17º com 25 pontos e o Flamengo em 6º com 38. A equipe rubro-negra pode ser ultrapassada hoje pelo Palmeiras que enfrenta o Ceará em casa. Pra isso o Palmeiras precisa vencer por dois ou mais gols de diferença.

Na próxima rodada o Flamengo recebe o América no Engenhão, sábado, às 18h. O Atlético encara o Internacional, domingo, às 16h, em Porto Alegre.

Ficha do jogo:

Atlético: Renan Ribeiro; Serginho, Réver, Leonardo Silva e Triguinho; Pierre (Dudu Cearense), Fillipe Souto, Bernard, Wesley (André) e Daniel Carvalho; Magno Alves (Renan Oliveira). Técnico: Cuca

Flamengo: Felipe; Léo Moura, Wellington, Alex Silva e Júnior César; Airton (Botinelli), Willians, Renato, Thiago Neves (Negueba); Ronaldinho e Jael (Deivid). Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Local: estádio Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)

Árbitro: Paulo César Oliveira
Auxiliares: Erich Bandeira e Vicente Romano Neto

Público: 13.849 pagantes
Renda: R$ 144.590,00
Read More

21 de set. de 2011

COXA VENCE MAIS UMA EM CASA E RAPOSA SAI DE CAMPO DERROTADA MAIS UMA VEZ

Por João Vitor Cirilo.
De Belo Horizonte.

O Coritiba derrotou o Cruzeiro, em casa, pelo placar de 2 a 1. Vitória essa que comprova a boa fase dos paranaenses atuando em seus domínios, e a má fase dos mineiros atuando em qualquer estádio.

O Coxa dominou o primeiro tempo, abriu 1 a 0, voltou à segunda etapa e marcou logo o segundo. Emerson Ávila mudou o esquema de sua equipe, colocando mais um atacante, conseguindo um gol e pressionando até o fim. A questão é que faltou qualidade. O Cruzeiro pressionou em vão e, de certa forma, não mereceu sequer o empate pela apatia demonstrada na primeira etapa. Essa derrota mantém o sinal de alerta ligado e mudanças deverão ser feitas. O Cruzeiro chega a seis jogos sem vencer.

O Cruzeiro volta a jogar no domingo. Em Sete Lagoas, o próximo desafio será contra o atual líder Vasco da Gama, às 16 horas. Já o Coritiba embarca rumo à Fortaleza, para enfrentar o Ceará no Presidente Vargas. A partida começará às 18 horas de domingo.

Marcos Aurélio deixou sua marca na partida de hoje, contra o Cruzeiro.
(Foto: Albari Rosa / Agência do Povo)

O Coritiba ensaiou uma pressão inicial. Tinha mais volume de jogo mas não finalizava com frequência. A partir dos dez minutos, o Cruzeiro se soltou em campo, tentando explorar os contra-ataques cedidos pelo adversário. Até por isso, o técnico Emerson Ávila escalou o garoto Élber entre os titulares. Outro jovem titular no dia de hoje foi o lateral-direito Gil Bahia, que começou bem e teria muito trabalho para conter os avanços do lateral Eltinho e do sempre veloz meio-campo Rafinha.

O Cruzeiro diminuiu seu ímpeto ofensivo e o Coxa se aproveitou para voltar a atacar. Aos 21, Marcos Aurélio cobrou falta para a área, Emerson cabeceou e Fábio fez linda defesa. Um minuto depois, o Coritiba marcou o seu gol. Após o cruzamento, Fábio socou a bola para a entrada da área, onde não havia ninguém do time azul. Quem estava lá era Marcos Aurélio, que chutou alto para o gol. Fábio ainda voltava e não conseguiu evitar que a bola entrasse. 1 a 0.

As falhas na marcação do Cruzeiro eram evidentes. Tanto no meio-campo, onde o Coritiba dominava, como no setor esquerdo, onde Everton nem marcava nem atacava eficientemente. A saída de bola dos mineiros também era muito ruim. Outro problema? Montillo também não jogava bem, argentino que era um dos poucos que jogou relativamente bem nas outras partidas.

Pra piorar a situação da Raposa, o Coxa vinha sempre com os meias chegando de trás, sem marcação. Assim, Léo Gago e, sobretudo, Rafinha, chegavam sempre com perigo. Num primeiro tempo em que os mineiros foram, na maioria do tempo, totalmente apáticos na partida, o Coritiba poderia ter marcado mais gols. Cruzeiro saiu "no lucro".

Ao intervalo de jogo, o técnico Emerson Ávila promoveu a entrada de Bobô, no lugar de Gil Bahia, que estava bem no jogo. O Cruzeiro mudou o esquema, passando a atuar com três atacantes. O Cruzeiro atacava em vão, prendia a bola no ataque mas parava por aí, não criava chances.

Se Ávila retirou o seu lateral-direito, o Coritiba aproveitou para cair por aquele lado. Os paranaenses exploraram as subidas de Eltinho por lá aos 10 minutos e aos 12 minutos. Quando o Coxa resolveu subir ao ataque pela direita, marcou seu gol. Everton Costa carregou a bola e rolou para Bill driblar o zagueiro Léo com extrema facilidade e bater para o gol na saída de Fábio. 2 a 0, aos 13 minutos.

O Cruzeiro foi obrigado a se lançar ao ataque. Faltava qualidade. Se no coletivo estava difícil, teria que ser no individual. Élber tabelou com Montillo, levou à linha de fundo e Eltinho cortou para escanteio. Na cobrança, Montillo levantou, Vanderlei saiu mal e Bobô empurrou para as redes, marcando seu primeiro gol com a camisa do Cruzeiro. 2 a 1 para o Coritiba.

O gol colocou fogo no jogo, ou melhor, colocou o Cruzeiro no jogo. Élber, Montillo, e até Everton, chegando de trás, criaram boas oportunidades após o gol. Para aumentar ainda mais a pressão, Ávila colocou Bruninho em campo, outro jovem. O Coxa se acuou em campo e não conseguia mais pressionar, encurralado pelo Cruzeiro.

O tempo foi passando, o Cruzeiro se desesperou e o Coritiba tentou manter a posse de bola. Conseguiu. Com esta vitória, o Coxa, momentaneamente, está na 8ª colocação. O Cruzeiro está na 15ª, e pode perder mais uma se o Ceará vencer o Palmeiras amanhã.

Ficha do Jogo:

Coritiba 2x1 Cruzeiro

CORITIBA:
1-Vanderlei
2-Jonas
3-Luccas Claro
4-Emerson
6-Eltinho
5-Leandro Donizete
11-Léo Gago (15-Willian)
8-Tcheco
7-Rafinha (16-Everton Costa)
10-Marcos Aurélio (17-Anderson Aquino)
9-Bill
Técnico: Marcelo Oliveira.

CRUZEIRO:
1-Fábio
2-Gil Bahia (13-Bobô)
3-Léo
4-Victorino
6-Everton
5-Fabrício
7-Marquinhos Paraná
8-Leandro Guerreiro (14-Sandro Manoel)
10-Montillo
11-Élber
9-Ortigoza (15-Bruninho)
Técnico: Emerson Ávila

Estádio: Couto Pereira, em Curitiba.

Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Cristhian Passos Sorence (GO)
Cartões Amarelos: Léo Gago e Everton Costa (Coritiba); Everton, Léo e Fabrício (Cruzeiro)
Read More

18 de set. de 2011

O QUE ESTÁ ACONTECENDO?

Depois de 10 anos sem ter os três times da capital mineira no Campeonato Brasileiro Série A, 2011 voltaria a ter Atlético, Cruzeiro e América juntos novamente na Série A. O ano parecia ser promissor para os times mineiros. Só que os três times figuram na parte de baixo da tabela e estão assustando as suas três torcidas com suas campanhas pífias no campeonato.

O Galo tinha se livrado do rebaixamento em 2010 e se reforçado bastante para a temporada trazendo jogadores como Jóbson, Richarlyson, Toró, Wesley, Patric, Magno Alves e mantendo Daniel Carvalho, Obina, Diego Souza e Diego Tardelli no elenco. Só que durante o Campeonato Mineiro o time perdeu Diego Tardelli, Diego Souza e Obina negociados, foi eliminado precocemente na Copa do Brasil, dispensou Zé Luís e Ricardinho depois da eliminação da copa nacional e entrou em plena crise no início do ano. O time se recuperou com alguns jogadores da base como Giovanni Augusto e Fillipe Soutto, mas foi o vice-campeão do Campeonato Mineiro.
Galo vendeu Diego Tardelli no início do ano

O início do Campeonato Brasileiro foi bom com duas vitórias seguidas no começo diante o Atlético Paranaense e o Avaí. Mas durante o primeiro turno o time venceu somente quatro partidas e foi o penúltimo colocado da competição. Durante o campeonato Dorival Júnior saiu da equipe e entrou o técnico que pouco tempo atrás de sua demissão era técnico do maior rival Cuca que quando assumiu o comando da equipe viu o time ser eliminado para o Botafogo na Copa Sul-americana.

Joel Santana foi um dos três técnicos celestes na compatição
O Cruzeiro começou o ano excelente. Disputando a Copa Libertadores da América o time que era dirigido por Cuca fez a melhor campanha da fase de grupos apresentando excelente futebol, o time mineiro chegou a ser chamado de “Barcelona das Américas” por alguns sul-americanos. As oitavas de final o adversário era o Once Caldas da Colômbia. O time colombiano fez a pior campanha da fase de grupos e havia perdido o primeiro jogo do mata-mata para o time celeste por 2 a 1 em casa. Tudo indicava que o Cruzeiro iria avançar na competição facilmente no segundo jogo na Arena do Jacaré, só que o Cruzeiro perdeu para os colombianos por 2 a 0 e foi eliminado da competição precocemente.

O alívio cruzeirense veio com o título mineiro em cima do maior rival uma semana depois, só que o início do Campeonato Brasileiro foi desastroso. Nas cinco primeiras partidas o time perdeu dois jogos e empatou três partidas o que culminou a saída de Cuca da equipe. Joel Santana assumiu e com um aproveitamento de 50% com a equipe foi trocado por Emerson Ávila que em quatro jogos sob o comando da equipe ainda não conseguiu vencer.

O América depois de 10 anos sem figurar na elite do futebol brasileiro, apostou na permanência de Mauro Fernandes no comando da equipe e Fábio Júnior e Marcos Rocha, destaques da equipe americana na Série B para dar continuidade ao trabalho da equipe.
Antônio Lopes foi um dos três técnicos do Coelho na competição

O time trouxe vários jogadores desconhecidos também, mas conseguiu a terceira colocação do Campeonato Mineiro e iniciou um péssimo Campeonato Brasileiro. A equipe do CT Lanna Drumond teve a pior campanha do turno do campeonato. Foram 19 jogos, 2 vitórias, 7 empates e 10 derrotas. Além de ter trocado Mauro Fernandes por Antônio Lopes que também foi trocado Givanildo Oliveira.

Neste fim de semana completamos a 24° rodada do Campeonato Brasileiro. O América continua na lanterna do campeonato com 19 pontos, o Atlético da sinais de reação mas ainda está na zona de rebaixamento com 24 pontos ocupando a 17° posição, o Cruzeiro está na 14° posição um pouco mais “confortável” que os demais mineiros, mas também não apresenta futebol digno e também enxerga a briga para não cair para a segundona como realidade.

CLASSIFICAÇÃO

TIME
PG
J
V
E
D
GP
GC
SG
%
1
  Vasco
45
24
13
6
5
37
27
10
62.50
2
 São Paulo
44
24
13
5
6
39
28
11
61.11
3
 Corinthians
43
24
13
4
7
36
26
10
59.72
4
 Botafogo
41
23
12
5
6
37
26
11
59.42
5
 Fluminense
37
24
12
1
11
30
29
1
51.39
6
 Flamengo
37
24
9
10
5
39
32
7
51.39
7
 Internacional
36
24
9
9
6
40
31
9
50.00
8
 Palmeiras
35
24
8
11
5
30
24
6
48.61
9
 Coritiba
33
24
9
6
9
40
30
10
45.83
10
 Atlético-GO
33
24
9
6
9
30
27
3
45.83
11
 Santos
32
22
9
5
8
32
33
-1
48.48
12
 Figueirense
32
24
8
8
8
28
30
-2
44.44
13
 Grêmio
30
23
8
6
9
27
31
-4
43.48
14
 Cruzeiro
29
24
8
5
11
30
28
2
40.28
15
 Ceará
27
24
7
6
11
30
41
-11
37.50
16
 Bahia
27
24
6
9
9
28
32
-4
37.50
17
 Atlético
24
24
7
3
14
30
41
-11
33.33
18
 Atlético-PR
23
24
5
8
11
24
36
-12
31.94
19
 Avaí
22
24
5
7
12
28
49
-21
30.56
20
 América
19
24
3
10
11
30
44
-14
26.39

No histórico da competição, 45 pontos foi o suficiente em muitas edições do campeonato para não cair para a Série B e usar essa calculadora infelizmente virou realidade para a torcida mineira.

O América precisa somar 26 pontos dos 42 a serem disputados, ou seja, 61,90% de aproveitamento é necessário para o Coelho para permanecer na elite do futebol nacional. Aproveitamento próximo de Vasco e São Paulo no campeonato agora. Givanildo terá um trabalho árduo para manter o time na Série A

O Atlético precisa somar 21 pontos dos 42 a serem disputados, ou seja, 50% do restante. Aproveitamento do Internacional, 7° colocado da competição agora. O Aproveitamento do time no returno no momento está superior à 50% se manter até o fim da competição tem boas chances de se salvar.

O Cruzeiro é o mais confortável, mas é bom abrir o olho. A Raposa precisa somar 16 pontos para não ser rebaixado, ou seja 38,09% dos pontos restantes. Aproveitamento próximo do próprio time na competição que é de 40,28%. Mas o aproveitamento do time no returno não está bom, em cinco jogos a Raposa somou apenas dois pontos e tem um aproveitamento de 13,33% que preocupa os cruzeirenses.

Bruno Santana
@brunosantsouza
Read More