19 de mai. de 2011

CAMPEONATO BRASILEIRO 2011

Tem início nesse sábado dia 21 de Maio um dos mais complicados, equilibrados e emocionantes campeonatos do mundo, o Campeonato Brasileiro de Futebol 2011. A edição do campeonato que tem o Fluminense como atual campeão, conta com três times mineiros nesse ano e curiosamente os três primeiros lugares do Campeonato Mineiro de 2011. O Cruzeiro que foi campeão no último fim de semana, O Atlético que foi o vice-campeão da competição estadual e o América, terceiro lugar.

O Campeonato terá 38 rodadas, todos os times se enfrentam em turno e returno, sendo o que pontuar mais durante a competição será o campeão. Os quatro primeiros lugares terão vaga garantida na Copa Libertadores de 2012, o quinto ao décimo segundo lugar terá vaga na Copa Sulamericana de 2012 e os quatro últimos colocados serão rebaixados para a Série B de 2012.

ATUAL CAMPEÃO MINEIRO BUSCA O TRICAMPEONATO E SUA QUINTA PARTICIPAÇÃO SEGUIDA NA LIBERTADORES

Depois de ser eliminado da taça Libertadores para o Once Caldas da Colômbia o Cruzeiro, atual campeão mineiro vem com força e dedicação total para o Campeonato Brasileiro, o time do técnico Cuca que chegou a ser considerado o melhor time da América do Sul por fazer melhor campanha na fase de grupos da Copa Libertadores entra no campeonato sem desfalques, com um excelente elenco e buscando novos reforços.

O time já anunciou depois da conquista do Campeonato Mineiro o desligamento de sete jogadores do clube, o primeiro foi Fabrício Carioca, o zagueiro que não foi aproveitado durante o primeiro semestre rescindiu contrato com o clube nessa terça-feira.

Nessa quarta-feira o diretor de futebol do Cruzeiro Dimas Fonseca anunciou o desligamento de mais seis jogadores que não estão nos planos do técnico Cuca para a competição nacional. O zagueiro Edcarlos, o meia Pedro Ken e os atacantes Ernesto Farías, Reis e André Dias não integrarão o grupo de Cuca para a disputa do Nacional.

Time sai só nesta sexta-feira cedo, antes da viagem (Jorge Gontijo/EM/D. A Press)O diretor cruzeirense confirmou oficialmente, a contratação do meia-atacante Bruninho, de 21 anos, principal revelação do futebol baiano na temporada e campeão estadual com o Bahia de Feira de Santana.

Além de Bruninho, Cuca também ganha mais duas opções imediatas no elenco: os atacantes Sebá e Anselmo Ramon, que retornam de empréstimos.

Campeão Brasileiro de 2003, o primeiro campeonato de pontos corridos, o time celeste tem a segunda melhor pontuação desde que o sistema começou a vigorar no Brasil. O time cruzeirense somou 527 pontos em 8 edições do campeonatos perdendo apenas para o São Paulo que faturou o tri-campeonato em 2005, 2007 e 2008.

DEPOIS DE REFORMULAÇÃO DO ELENCO DURANTE O MINEIRO, ATLÉTICO QUER PROVAR QUE NÃO VAI SER MERO FIGURANTE NA COMPETIÇÃO.

O time que terminou o Campeonato Brasileiro de 2010 e iniciou o Campeonato Mineiro deste pelo Atlético, sofreu várias alterações nesse primeiro semestre de competições. A diretoria trouxe vários reforços e perdeu vários jogadores o que acabou desconfigurando o jeito de jogar da equipe. Obina, Diego Souza, Diego Tardelli, Zé Luís, Ricardinho foram as principais baixas no Atlético durante o primeiro semestre. Jóbson que foi contratado no início da temporada junto ao botafogo também saiu do time e o Atlético não conseguia repetir um time durante o primeiro semestre. Os vários reforços que chegavam entraram aos poucos durante a competição. Outro fator para a falta de identidade da equipe.

O resultado foi desastroso na Copa do Brasil, a competição que o Atlético sonha em vencer e participou de quase todas as edições teve seu sonho novamente adiado após a equipe ser eliminada para o Grêmio Prudente, time rebaixado para a Série A2 do Campeonato Paulista.

Com a situação no Galo totalmente delicada, o técnico Dorival Júnior achou uma identidade para o time aliando a juventude com a experiência na equipe, o meio campo da equipe durante a reta final do Campeonato Mineiro teve todos os seus jogadores formados na base. Fellipe Souto, Serginho, Jackson que acabou se contundindo dando vaga à Giovanni Augusto e Renan Oliveira, todos eles foram formados nas categorias de base do Clube. No ataque Magno Alves e Mancini que também foi formado no Galo formaram a dupla de ataque, Guilherme Santos contratado no meio da crise atleticana achou seu espaço na lateral esquerda e Patric que foi questionado durante boa parte da competição acabou sendo regular na lateral direita no final do estadual deram cara ao novo Atlético.

O time foi vice-campeão do Campeonato Mineiro, mas jogando um futebol convincente, e é com esse futebol e com os reforços dos atacantes Marquinhos Cambalhota, Guilherme e Jônatas Obina e dos volantes Dudu Cearense e Gilberto que o Atlético inicia o Campeonato Brasileiro.

Treinador fala do momento do Galo (Maria Tereza Correia/EM/D.A Press)A perda do título do Campeonato Mineiro para o arquirrival Cruzeiro já é passado para o técnico Dorival Júnior. O técnico espera que o time não sofra o baque pela perda do título após entrar no segundo jogo com a vantagem de um empate.

“Não pode influenciar de maneira nenhuma. É um resultado que temos que encarar, logicamente, com precaução, mas, acima de tudo, temos que entender que tudo transcorreu dentro da normalidade. Foi um clássico, entre uma equipe já com uma formação de alguns anos contra uma equipe que está sendo formada”, disse o treinador.

DEPOIS DO TERCEIRO LUGAR NO CAMPEONATO MINEIRO, AMÉRICA QUER FAZER BONITO NA SÉRIE A

América tem retrospecto favorável contra seis equipes da Série A (Jorge Gontijo/EM/D.A Press)
Depois de ficar sem figurar mais de uma década na elite do futebol Brasileiro, o América volta a participar da Série A do Campeonato Brasileiro. O terceiro lugar do Campeonato Mineiro alertou a diretoria do clube que após a eliminação nas semifinais para o Atlético anunciou a contratação de 9 jogadores.

O América contratou o goleiro Neneca, o lateral esquerdo Thiago Carleto, os zagueiros Anderson e Willian Rocha, os volantes Amaral e Gláuber, o meia Rodriguinho e os atacantes Kemps e Alessandro.


Sem contar que a equipe manteve o técnico Mauro Fernandes, o atacante Fábio Júnior que foi um dos principais nomes do time que disputou a Série B e artilheiro do Campeonato Mineiro desse ano e o lateral direito Marcos Rocha, melhor lateral direito da Série B de 2010 e do Campeonato Mineiro de 2011.

Bruno Santana
bruno_santsouza@hotmail.com
@brunosantsouza

0 comentários

Postar um comentário