19 de dez. de 2011

ESTRELA NO PEITO QUE NASCEU 40 ANOS ATRÁS...

Era um 19 de Dezembro de 1971. Poderia ser um dia normal, mas não foi. Foi um dia que até hoje é o dia mais importante da história de uma torcida apaixonada que poucas alegrias tem, mas mesmo assim ama esse clube infinitamente.
Atlético-MG campeão de 1971 (Foto: Divulgação/Flick)


Nesse dia o Clube Atlético Mineiro com um único gol de Dadá Maravilha vencia o Botafogo no Maracanã e conseguia seu primeiro e único Campeonato Brasileiro de Futebol. Humberto Ramos, pela esquerda, chegou à linha de fundo e fez um cruzamento perfeito, na cabeça do atacante Dario, que subiu mais que os zagueiros botafoguenses e estufou as redes, para a alegria de milhões de atleticanos.

Foi a primeira vez que o Campeonato Nacional de Clubes foi chamado de Campeonato Brasileiro. O torneio teve uma primeira fase em dois turnos, uma segunda, com os classificados e, finalmente, o triangular final.

No dia 12 de dezembro, Atlético-MG, comandado pelo técnico Telê Santana, e São Paulo se enfrentaram e, com o apoio de 53.903 torcedores presentes ao Mineirão, a equipe alvinegra venceu por 1 a 0, gol de Oldair, aos 30 minutos do segundo tempo.

O segundo jogo do triangular aconteceu no dia 15 de dezembro, no Morumbi, e o São Paulo goleou o Botafogo por 4 a 1. Assim, o time paulista teria que torcer, na última rodada, por uma vitória dos cariocas sobre o Galo, por até dois gols de diferença. Mas não teve jeito. O Galo bateu o Botafogo, no Maracanã, e comemorou o título.

Arquivo EM DA PressNo total, o Atlético-MG fez 27 jogos, com 12 vitórias, dez empates e apenas cinco derrotas. O ataque alvinegro marcou 39 gols e sofreu 22, com um saldo de 17. O artilheiro da competição foi Dadá, com 15 gols assinalados.

Depois disso os títulos mais importantes da história do clube foram duas Copas Comenbol e o Campeonato Brasileiro da Série B de2006. A história de azares com partidas e arbitragem marcaram esses 40 anos nos quais o Atlético ficou entre os quatro primeiros lugares 14 vezes. Só que a torcida tem sofrido nos últimos anos. A ultima vez que o atleticano viu seu time perto de levantar a taça novamente foi em 2001 quando saiu na semifinal para o São Caetano.

Esses dez anos para o Atlético foi fracasso atrás de fracassos. Salvação na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2004 de um rebaixamento que não foi evitado em 2005. Disputa e título da Série B e briga para não cair em todos os campeonato seguintes excetuando o de 2009 que o Atlético chegou a brigar pelo título mas no final passou nem perto da Libertadores, competição pela qual o clube não disputa a mais de dez anos.

Quarenta anos depois e continuamos a amar esse clube sem títulos, continuamos encher o estádio e encher o peito para grita GALO. Apaixonada por esse time eu garanto uma coisa, essa torcida não merece o que passa e não merece o clube que tem... Talvez uma coisa explica o porque essa torcida é apaixonada: Não existe amor verdadeiro sem sofrimento.

Bruno Santana

0 comentários

Postar um comentário