20 de jun. de 2013

NA BAHIA, URUGUAI VENCE NIGÉRIA E SE MANTÉM VIVA NA COMPETIÇÃO.

Depois de ter perdido a primeira partida para Espanha na primeira rodada por 2 a 1. O Uruguai jogou o primeiro “jogo da vida” diante a Nigéria na Arena Fonte Nova, em Salvador, na Bahia. Precisando vencer para manter boas chances de classificação na terceira rodada, o Uruguai fez o seu papel e venceu os africanos por 2 a 1.

Com o resultado o time sul-americano assumiu a terceira posição com os mesmos três pontos da Nigéria que vence na tabela pelo saldo de gols. Mesmo com a terceira posição, os celestes enfrentam o fraco Taití, que sofreu duas goleadas na competição, na Arena Pernambuco. Já os nigerianos enfrentam a Espanha no Castelão, em Fortaleza, e tem uma missão bem mais complicada. Confira os detalhes da partida a seguir:

Primeiro tempo: Uruguai sai na frente e Nigéria busca empate

O Uruguai, que precisava buscar a vitória, entrou bem ligado na partida. Mas sem criar algo claro e objetivo. A Nigéria precisou de dez minutos para se ligar na partida. Aos 11 minutos, por exemplo, Ideye pegou firme na bola em cobrança de falta, e Muslera assustou os uruguaios ao deixar passar e defender em dois tempos. Pouco depois, ele ficou só olhando um cruzamento rasteiro da esquerda e quase foi castigado com um complemento para o gol na segunda trave.

O velho conhecido dos brasileiros, o zagueiro Diego Lugano tranquilizou Muslera e a torcida uruguaia. O defensor subiu ao ataque aos 18 minutos e, após receber um cruzamento rasteiro de Forlán, da esquerda, tocou para o fundo das redes abrindo o placar na Fonte Nova, 1 a 0.

Por Salvador ter uma forte influência africana na sua cultura, a maioria presente na Fonte Nova estava torcendo para os nigerianos. Os torcedores se contentaram aos 36 minutos, quando Obi Mikel recebeu assistência de costas, no meio da defesa, clareou e bateu alto para empatar a partida. Tudo igual na Bahia, 1 a 1.

Nos acréscimos, a Nigéria quase virou o jogo. Obi Mikel, novamente apareceu ao fazer o cruzamento para a área, Omeruo desviou, e a bola quase encobriu Muslera. O goleiro, dessa vez bem atento, deu um toque para jogar a bola por cima da rede para evitar o segundo dos africanos.

Segundo tempo: Uruguai salta na frente e administra a vantagem

REUTERS/Paulo Whitaker
Contra-ataque mortal terminado com gol de Forlán, decidiu a partida para os uruguaios.
O Uruguai precisava vencer a partida e veio para cima de novo procurando a vitória. Aos cinco minutos, em contra-ataque mortal , Suárez passou para Cavani, que acionou Forlán na esquerda. O jogador do Internacional que já havia marcado dois gols na Fonte Nova com a camisa do Internacional, bateu alto, forte e seco no lado direito do goleiro Enyeama fazendo o seu terceiro gol no estádio em dois jogos. Uruguai 2 a 1.

O técnico nigeriano Stephen Keshi apostou as suas últimas fichas em Sunday Mba e Akpala, substitutos de Ogu e Ideye. Não adiantou. Àquela altura, o Uruguai já administrava a partida com a sua raça característica, deixando o jogo sem grandes emoções.

Com isso o Uruguai administrou sua vantagem, venceu a Nigéria e chega com boas chances de classificação na última rodada no domingo.

NIGÉRIA 1 X 2 URUGUAI

NIGÉRIA: Enyeama; Ambrose, Oboabona, Omeruo e Echiéjilé; Ogu (Mba), Ogude, Mikel e Musa; Ideye (Akpala) e Oduamadi (Babatunde). Técnico: Stephen Keshi
URUGUAI: Muslera; Pereira, Lugano, Godín e Cáceres; Arévalo Ríos, González, Rodríguez e Forlán; Suárez (Coates) e Cavani. Técnico: Óscar Tabárez

Motivo: segunda rodada do Grupo B da Copa das Confederações
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 20 de junho de 2013 (quinta-feira)
Gols: NIGÉRIA: Obi Mikel, aos 36 minutos do primeiro tempo
URUGUAI: Lugano, aos 18 minutos do primeiro tempo; Forlán, aos cinco minutos do segundo tempo
Árbitro: Bjorn Kuipers (Holanda)
Assistentes: Sander van Roekel e Erwin Zeinstra (ambos da Holanda)
Cartões amarelos: Babatunde e Akpala (Nigéria); Coates e Lugano (Uruguai)

Bruno Santana
bruno_santsouza@hotmail.com
@brunosantsouza

0 comentários

Postar um comentário