23 de jun. de 2013

SEM SUPRESAS

De Abaeté (MG).
Por Júlia Alves. Para o Boleiros da Arquibancada

23/06/2013 - Era uma missão quase impossível, mas a Nigéria entrou em campo com o discurso de jogar para ganhar da Espanha e esperar um tropeço do Uruguai diante do modesto Taiti, para garantir sua vaga na próxima etapa da Copa das Confederações. Só que, dentro de campo, a conversa foi diferente. A atual campeã africana não conseguiu segurar a poderosa campeã mundial. O jogo no estádio Castelão, pela última rodada da fase de grupos do torneio, foi marcado pelo domínio espanhol. A superioridade da Fúria ficou estampada no placar de 3 a 0. 

Jordi Alba marcou duas vezes contra a Nigéria.
(Foto: FIFA via Getty Images)
A Espanha deixou claro, mais uma vez, o porquê de ser a melhor seleção do mundo. Com toque de bola admirável e velocidade no ataque, a seleção espanhola chegava fácil. No entanto, a Nigéria surpreendeu mostrando qualidade na parte defensiva o que impediu maior diferença no marcador. Se a defesa nigeriana ia bem, o ataque não mostrou eficiência.

Com esse resultado, além da goleada do Uruguai sobre o lanterna Taiti por 8 a 0, a Nigéria deixa a competição como terceira colocada do grupo B, com três pontos. Já a Espanha, líder com nove pontos, enfrentará, na próxima quinta-feira (27), no Castelão, a Itália, segunda colocada do grupo A, chave que teve o Brasil como líder. A outra partida semifinal será realizada na quarta-feira (26), às 16h, no Mineirão, entre brasileiros e uruguaios.

O jogo

A Espanha começou indo para cima e, já no primeiro minuto, Iniesta fez bela jogada, mas Enyeama defendeu. Não demorou muito para a Fúria voltar ao ataque, porém, dessa vez, o goleiro não pôde fazer nada. Aos três minutos, Jordi Alba fez um golaço driblando os defensores africanos, após um passe preciso de Iniesta.

O time nigeriano não se abateu com o gol tomado logo no início e manteve um ritmo forte com uma marcação apertada. Dessa maneira, a defesa espanhola teve que trabalhar por diversas vezes. Aos 19 minutos, o goleiro Valdés fez uma grande defesa, impedindo o empate.

Apesar da Nigéria finalizar mais vezes, a Espanha era mais objetiva e acabou esbarrando no goleiro nigeriano para ampliar o placar. Enyeama trabalhou bem em muitos lances e, ainda, contou com a sorte. Quando não conseguiu a defesa, Fàbregas chutou, porém, a bola bateu na trave.

O segundo tempo começou com pressão da Nigéria, que parecia esboçar uma reação. No entanto, as chances criadas não eram bem aproveitadas. Como já dizia o ditado, “quem não faz, leva”. Aos 17 minutos, Pedro fez cruzamento perfeito, encontrando Fernando Torres bem posicionado dentro da pequena área. O atacante havia acabado de entrar em campo e, com seu faro de gol, conseguiu marcar mais uma vez e aumentar sua vantagem na briga pela artilharia da competição.

Depois do gol, a Espanha retomou as rédeas do jogo e passou a chegar muito ao ataque, ultrapassando o número de finalizações da seleção nigeriana. Porém, o goleiro adversário continuou fazendo ótimas defesas.

Aos 29 minutos, Gambo teve uma ótima oportunidade. Cara a cara com Valdés, chutou sem o capricho necessário e viu a bola sair pela linha de fundo. Mas ainda viria mais do outro lado: faltando dois minutos para o fim da partida, Alba saiu livre da marcação para fazer o seu segundo gol no jogo e determinar o placar final.

Ficha do jogo:

Nigéria 0 x 3 Espanha

NIGÉRIA:
Enyeama, Efe Ambrose, Oboabona, Omeruo (Egwuekwe), Echiejile, Ogude, Obi Mikel, Sunday Mba (John Ogu), Musa, Akpala (Gambo) e Ideye. Técnico: Stephen Keshi


ESPANHA: 
Valdés, Arbeloa, Piqué, Sergio Ramos e Alba; Busquets, Xavi, Iniesta, Pedro (David Villa) e Fàbregas (David Silva); Soldado (Fernando Torres).Técnico: Vicente del Bosque


Local: Castelão, em Fortaleza (CE)

Data: 23/06/2013

Arbitragem: Joel Aguilar, com William Torres e Juan Francisco Zumba (trio de El Salvador)

0 comentários

Postar um comentário