28 de ago. de 2014

PESQUISAS QUE NÃO MUDAM NADA

Esta semana, saiu uma pesquisa do Ibope encomendada pelo jornal Lance com o ranking de torcidas aqui no Brasil. Nesta pesquisa, tivemos a subida expressiva da torcida do Atlético que passou a torcida do Cruzeiro e se tornou, segundo a pesquisa, a maior torcida de Minas Gerais. Muitos atleticanos que viam as pesquisas do Ibope que apontava os cruzeirenses como a maior de Minas falavam que não acreditavam nela e os torcedores celeste as usavam para tripudiar em cima disto. Hoje ocorre o contrário, os alvinegros usam a pesquisa para tripudiar e os cruzeirenses agora que não acreditam.

Acredito que a torcida do Atlético tenha aumentado sim nestes dois anos e falo o motivo. Grandes ídolos recentes. Tenho lembrança de quando era pequeno, tinha virado fã do Real Madrid na Europa pelo simples fato de ver Raul, Zidane, Roberto Carlos, Ronaldo, Figo, Beckham atuarem no mesmo time. Mesmo que não tenha ganhado muitas coisas, aquele time enchiam meus olhos. Não sou fanático pelo Real Madrid no mesmo ponto que sou pelo fanático pelo Galo, mas até hoje gosto do time e cheguei a ficar muito feliz quando conquistou a "La Decima". No último ano vimos o Atlético conquistar a Libertadores com um time que formou quatro ídolos fortes para a torcida. Um foi o Bernard, outro o Ronaldinho Gaúcho, que foram se tornando ídolo aos poucos e se tornaram inesquecíveis mesmo depois da sua saída do Atlético. Depois tivemos a volta de Diego Tardelli que nem precisamos discutir a idolatria que a torcida do Atlético tem com o próprio e vimos um goleiro se tornar santo e ídolo ao mesmo tempo da torcida, o Victor. Crianças vendo isto, não tenham duvida, ela vai torcer para o Atlético. Você forma um torcedor pela influência da família, alguns casos, como o meu, o sangue que corre nas veias e outros pela idolatria que o clube causa.

Eu não sei qual torcida é maior e não me faz diferença nenhuma saber. Dizem que o Cruzeiro é muito forte no interior, na grande Belo Horizonte eu acho que o Atlético é mais presente que os cruzeirenses. Sócio Torcedor do Cruzeiro é mais forte porque o time joga no Mineirão e faz planos acessíveis e compensativos para os torcedores. O Galo joga no Independência e faz um plano que não é compensativo para os torcedores, mas, mesmo assim, consegue mais de 30 mil sócios. Ambas as torcidas sabem encher o estádio em jogos de futebol. Torcedor do Atlético ia em todas as fases do time, boa ou ruim, mas ele ficou mal acostumado depois da conquista da Libertadores e a alta dos preços provocada pelo Kalil tirou um pouco o torcedor do Horto. Hoje com algumas promoções, o torcedor está voltando ao Independência. O cruzeirense depende mais da fase da equipe para ir ao estádio que o atleticano, mas hoje em dia o sócio força mais o torcedor ir ao estádio e programa de sócio torcedor, a diretoria celeste sabe o fazer muito bem.


Estas pesquisas garantem a zuera que nunca vai ter fim pelos dois lados, mas, no fundo mesmo, sabemos que elas não mudarão em nada.

0 comentários

Postar um comentário