Não é só o Mineirão e o Independência que estão mobilizando obras para a Copa de 2014, o setor de mobilidade urbana é o setor que das 12 cidades sedes do torneio o que ganhou mais investimentos e que está com vários projetos já em execução.
As obras integram um conjunto de oito intervenções contempladas pelo PAC Mobilidade/Copa, que somam R$ 1,023 bilhão. Os projetos incluem também a implantação do sistema de transporte rápido por ônibus (BRT) em quatro trechos (Antônio Carlos/Pedro I, Pedro II, Área Central e Cristiano Machado), ampliação da Central de Controle de Tráfego, a ligação da Via do Minério, no Barreiro, à avenida Tereza Cristina, pela Via 210, a interligação das avenidas Cristiano Machado, na região Nordeste, e Andradas, pela Via 710, e a expansão do Boulevard Arrudas em mais um trecho (avenida Barbacena/ rua Extrema).
De acordo com o ministro Márcio Fortes, a capital mineira foi uma das cidades-sede da Copa de 2014 que teve valores mais altos liberados nessa modalidade do programa, que divide aproximadamente R$ 11,48 bilhões entre as 12 sedes do Mundial no Brasil, sendo R$ 7,68 bilhões do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o restante através de contrapartidas estaduais e municipais. “Nós tínhamos um pretexto, da Copa, para fazer obras na cidade. Precisávamos adequar como atenderíamos ao evento e como também deixaríamos um legado para a cidade”, assinalou o ministro.
Orçada em R$ 173 milhões, a duplicação da Pedro I será feita no trecho entre a Avenida Vilarinho e a barragem da Lagoa da Pampulha. Ela é considerada uma das principais intervenções viárias para a Copa de 2014. A via, que hoje tem três faixas por sentido, ganhará mais duas em cada lado. A Pedro I é uma das principais rotas entre o Centro e o Vetor Norte de BH.
Outro viaduto será construído na Rua Monte Castelo, ligando o Bairro Santa Branca ao Itapoã. E mais um entre a Pedro I e a Avenida João Samaha, no São João Batista, (Venda Nova). Os dois vão eliminar semáforos. A Pedro I será interligada à Avenida Cristiano Machado, a MG-010 e à estação de metrô Vilarinho por mais dois viadutos e duas trincheiras.
As obras integram um conjunto de oito intervenções contempladas pelo PAC Mobilidade/Copa, que somam R$ 1,023 bilhão. Os projetos incluem também a implantação do sistema de transporte rápido por ônibus (BRT) em quatro trechos (Antônio Carlos/Pedro I, Pedro II, Área Central e Cristiano Machado), ampliação da Central de Controle de Tráfego, a ligação da Via do Minério, no Barreiro, à avenida Tereza Cristina, pela Via 210, a interligação das avenidas Cristiano Machado, na região Nordeste, e Andradas, pela Via 710, e a expansão do Boulevard Arrudas em mais um trecho (avenida Barbacena/ rua Extrema).
De acordo com o ministro Márcio Fortes, a capital mineira foi uma das cidades-sede da Copa de 2014 que teve valores mais altos liberados nessa modalidade do programa, que divide aproximadamente R$ 11,48 bilhões entre as 12 sedes do Mundial no Brasil, sendo R$ 7,68 bilhões do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o restante através de contrapartidas estaduais e municipais. “Nós tínhamos um pretexto, da Copa, para fazer obras na cidade. Precisávamos adequar como atenderíamos ao evento e como também deixaríamos um legado para a cidade”, assinalou o ministro.
Orçada em R$ 173 milhões, a duplicação da Pedro I será feita no trecho entre a Avenida Vilarinho e a barragem da Lagoa da Pampulha. Ela é considerada uma das principais intervenções viárias para a Copa de 2014. A via, que hoje tem três faixas por sentido, ganhará mais duas em cada lado. A Pedro I é uma das principais rotas entre o Centro e o Vetor Norte de BH.
Outro viaduto será construído na Rua Monte Castelo, ligando o Bairro Santa Branca ao Itapoã. E mais um entre a Pedro I e a Avenida João Samaha, no São João Batista, (Venda Nova). Os dois vão eliminar semáforos. A Pedro I será interligada à Avenida Cristiano Machado, a MG-010 e à estação de metrô Vilarinho por mais dois viadutos e duas trincheiras.
MINEIRÃO
O início da terceira etapa foi marcado pela assinatura do contrato em 21 de dezembro de 2010, entre Governo de Minas e o consórcio Minas Arena. As obras, que devem ter início começaram em 03 de janeiro de 2011 e devem em 31 dezembro de 2012, são as mais importantes. Nessa fase será feita toda a adequação final do Mineirão aos padrões exigidos pela Fifa, garantindo mais segurança, visibilidade e conforto ao torcedor e melhores condições de trabalho para os profissionais que atuam no estádio em eventos esportivos e não-esportivos.
De acordo com estimativas do Governo de Minas, as obras da 3ª etapa estão orçadas em R$ 654,5 milhões, sendo R$ 426,4 milhões para intervenções no estádio e R$ 228,1 milhões para as obras da esplanada, anexos e estacionamentos.
FONTE: http://www.novomineirao.mg.gov.br/
INDEPENDÊNCIA
O estádio que era para estar pronto no ano passado avançou bastante no primeiro semestre de 2011,segundo o governador Anastasia o estádio ficará pronto em Dezembro desse ano para que o Campeonato Mineiro, Copa do Brasil, Copa Libertadores se houver representante mineiro e o Campeonato Brasileiro de 2012 sejam realizados em Belo Horizonte novamente depois de dois anos sem receber jogos. Porém problemas de documentação podem deixar as obras do estádio novamente paradas.
Segundo a Secretaria da Copa em Minas Gerais, estão prontas 98% da contenção e da infraestrutura do estádio que substituirá o Mineirão até a Copa de 2014.
Desta forma, parece que a promessa de entregar tudo até dezembro de 2011 será mesmo cumprida. Isso depois que o governo mineiro atrasou em 15 meses a reforma.
O Independência está praticamente sendo reconstruído. Apenas uma pequena parte da estrutura atual será aproveitada. As antigas arquibancadas foram derrubas e a capacidade do público será ampliada de 10 mil para 25 mil lugares.
Um estacionamento com 422 vagas também está no projeto, assim como duas torres de serviço, que terão bares e instalações da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Além disso, também serão erguidas duas lojas, 32 bares e lanchonetes, 18 cabines de imprensa e 36 camarotes.Com os avanços na parte estrutural do Independência, a maior parte dos próximos passos na obra são de acabamento. Esquadrias e pisos, pinturas e impermeabilizações estão nos planos, assim como a instalação da drenagem e o plantio do novo gramado. Será preciso também instalar a cobertura no estádio.
Bruno Santanabruno_santsouza@hotmail.com
@brunosantsouza
Desta forma, parece que a promessa de entregar tudo até dezembro de 2011 será mesmo cumprida. Isso depois que o governo mineiro atrasou em 15 meses a reforma.
O Independência está praticamente sendo reconstruído. Apenas uma pequena parte da estrutura atual será aproveitada. As antigas arquibancadas foram derrubas e a capacidade do público será ampliada de 10 mil para 25 mil lugares.
Um estacionamento com 422 vagas também está no projeto, assim como duas torres de serviço, que terão bares e instalações da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Além disso, também serão erguidas duas lojas, 32 bares e lanchonetes, 18 cabines de imprensa e 36 camarotes.Com os avanços na parte estrutural do Independência, a maior parte dos próximos passos na obra são de acabamento. Esquadrias e pisos, pinturas e impermeabilizações estão nos planos, assim como a instalação da drenagem e o plantio do novo gramado. Será preciso também instalar a cobertura no estádio.
Bruno Santanabruno_santsouza@hotmail.com
@brunosantsouza
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