6 de jun. de 2011

MINAS GERAIS É UM DOS ESTADOS MAIS AVANÇADOS EM QUESTÃO DE OBRAS

Não é só o Mineirão e o Independência que estão mobilizando obras para a Copa de 2014, o setor de mobilidade urbana é o setor que das 12 cidades sedes do torneio o que ganhou mais investimentos e que está com vários projetos já em execução.
As obras integram um conjunto de oito intervenções contempladas pelo PAC Mobilidade/Copa, que somam R$ 1,023 bilhão. Os projetos incluem também a implantação do sistema de transporte rápido por ônibus (BRT) em quatro trechos (Antônio Carlos/Pedro I, Pedro II, Área Central e Cristiano Machado), ampliação da Central de Controle de Tráfego, a ligação da Via do Minério, no Barreiro, à avenida Tereza Cristina, pela Via 210, a interligação das avenidas Cristiano Machado, na região Nordeste, e Andradas, pela Via 710, e a expansão do Boulevard Arrudas em mais um trecho (avenida Barbacena/ rua Extrema).


De acordo com o ministro Márcio Fortes, a capital mineira foi uma das cidades-sede da Copa de 2014 que teve valores mais altos liberados nessa modalidade do programa, que divide aproximadamente R$ 11,48 bilhões entre as 12 sedes do Mundial no Brasil, sendo R$ 7,68 bilhões do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o restante através de contrapartidas estaduais e municipais. “Nós tínhamos um pretexto, da Copa, para fazer obras na cidade. Precisávamos adequar como atenderíamos ao evento e como também deixaríamos um legado para a cidade”, assinalou o ministro.
Orçada em R$ 173 milhões, a duplicação da Pedro I será feita no trecho entre a Avenida Vilarinho e a barragem da Lagoa da Pampulha. Ela é considerada uma das principais intervenções viárias para a Copa de 2014. A via, que hoje tem três faixas por sentido, ganhará mais duas em cada lado. A Pedro I é uma das principais rotas entre o Centro e o Vetor Norte de BH.
Outro viaduto será construído na Rua Monte Castelo, ligando o Bairro Santa Branca ao Itapoã. E mais um entre a Pedro I e a Avenida João Samaha, no São João Batista, (Venda Nova). Os dois vão eliminar semáforos. A Pedro I será interligada à Avenida Cristiano Machado, a MG-010 e à estação de metrô Vilarinho por mais dois viadutos e duas trincheiras.

MINEIRÃO

O início da terceira etapa foi marcado pela assinatura do contrato em 21 de dezembro de 2010, entre Governo de Minas e o consórcio Minas Arena. As obras, que devem ter início  começaram em 03 de janeiro de 2011 e devem em 31 dezembro de 2012, são as mais importantes. Nessa fase será feita toda a adequação final do Mineirão aos padrões exigidos pela Fifa, garantindo mais segurança, visibilidade e conforto ao torcedor e melhores condições de trabalho para os profissionais que atuam no estádio em eventos esportivos e não-esportivos.


Será feita a cobertura adicional das arquibancadas e a esplanada no entorno do Mineirão, onde funcionarão o estacionamento coberto e área de serviço, com a abertura de lojas e restaurantes. Nessa fase, também  será construída a passarela ligando o Mineirão ao Mineirinho, arena que será usada como centro de apoio às atividades da Copa.

De acordo com estimativas do Governo de Minas, as obras da 3ª etapa estão orçadas em R$ 654,5 milhões, sendo R$ 426,4 milhões para intervenções no estádio e R$ 228,1 milhões para as obras da esplanada, anexos e estacionamentos.

FONTE:
http://www.novomineirao.mg.gov.br/

INDEPENDÊNCIA

O estádio que era para estar pronto no ano passado avançou bastante no primeiro semestre de 2011,segundo o governador Anastasia o estádio ficará pronto em Dezembro desse ano para que o Campeonato Mineiro, Copa do Brasil, Copa Libertadores se houver representante mineiro e o Campeonato Brasileiro de 2012 sejam realizados em Belo Horizonte novamente depois de dois anos sem receber jogos. Porém problemas de documentação podem deixar as obras do estádio novamente paradas.




Segundo a Secretaria da Copa em Minas Gerais, estão prontas 98% da contenção e da infraestrutura do estádio que substituirá o Mineirão até a Copa de 2014. 

Desta forma, parece que a promessa de entregar tudo até dezembro de 2011 será mesmo cumprida. Isso depois que o governo mineiro atrasou em 15 meses a reforma.

O Independência está praticamente sendo reconstruído. Apenas uma pequena parte da estrutura atual será aproveitada. As antigas arquibancadas foram derrubas e a capacidade do público será ampliada de 10 mil para 25 mil lugares. 

Um estacionamento com 422 vagas também está no projeto, assim como duas torres de serviço, que terão bares e instalações da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Além disso, também serão erguidas duas lojas, 32 bares e lanchonetes, 18 cabines de imprensa e 36 camarotes.
Com os avanços na parte estrutural do Independência, a maior parte dos próximos passos na obra são de acabamento. Esquadrias e pisos, pinturas e impermeabilizações estão nos planos, assim como a instalação da drenagem e o plantio do novo gramado. Será preciso também instalar a cobertura no estádio.

Bruno Santana
bruno_santsouza@hotmail.com
@brunosantsouza

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