9 de jun. de 2011

VASCO NO ALTO DA GLÓRIA

O título estava em aberto. O Vasco havia vencido por apenas um gol de diferença em São Januário. Vitória que foi fundamental pra conquista suada no Couto Pereira.

O começo do jogo foi do Coritiba. Nos dez primeiros minutos de jogo só deu Coxa. Os donos da casa foram pra cima, afinal, precisavam de vencer por dois gols de diferença pra ficar com o caneco. O Vasco conseguiu segurar o ímpeto alviverde e ficou na retarguarda esperando os contra-ataques. E foi num deles que os cruzmaltinos chegaram ao primeiro gol.
Éder Luís começa a jogada e toca no meio para Diego Souza. Éder passa para a ponta direita e percebe Alecsandro chegando dentro da área sozinho. Ele recebe, invade a área, olha pra traz e toca pra Alecsandro sem marcação mandar a bola pro fundo do gol aos onze minutos.

O Coritiba não se abateu, e nem poderia. A equipe precisava marcar três gols e não sofrer para conquistar o título que cada vez estava mais longe. Mesmo com a pressão que persistia, o Vasco conseguiu se segurar e esfriar aos poucos o jogo. Por sua vez, os vascaínos não conseguiam prender a bola em campo de ataque e erravam muitos passes, o nervosismo era nítido.

Marcelo Oliveira começou o jogo erroneamente com 5 jogadores no meio, sendo 3 volantes. Marcos Paulo começou como titular e a equipe tinha apenas Bill como atacante. Aos vinte e seis, o técnico Marcelo sacou o volante para a entrada do atacante Leonardo. Não demorou três minutos para chegarem ao empate e, em jogada de Leonardo.
Aos vinte e nove, Leonardo cruza do bico esquerdo da grande área pro segundo pau. Jonas escora de cabeça, a bola viaja até encontrar Bill dividindo com o zagueiro em cima da risca fatal empurrar com a testa pro fundo do gol.


E não é que o Coxa chegou à virada ainda no primeiro tempo! Aos quarenta e quatro Rafinha bateu pro gol dentro da área após levantamento de Léo Gago. No rebote, Davi soltou uma pancada pras redes de Fernando Prass, deixando aflitos os quatro mil vascaínos no estádio.

Na volta pra segunda etapa um jogo parecido com o de ida. Muito pegado, com poucas oportunidades e muita marcação. Mas Éder Luís, que não atuou no primeiro jogo estava iluminado. Aos doze, após dividida na intermediária, a bola sobrou pra ele que chutou de fora da área no meio do gol de Bastos que foi pro canto direito. Que frango!



A partida continou emocionante e com o Coritiba se arriscando ainda mais ao ataque e teve sua recompensa. Aos vinte, Rômulo tirou a bola de cabeça dentro da área do Vasco, mas sobrou para William ajeitar e mandar uma bomba com o peito do pé e a bola ganhando o ângulo esquerdo de Prass. Golaço!

A torcida ainda mantinha as esperanças. E não era pra menos. A equipe era melhor em campo e só precisava de um gol, mas ele não veio. Apesar da forte pressão até os minutos finais, o Vasco conseguiu se conter bem e não deu grandes oportunidades para o Coxa sair com o título.


Vasco campeão da Copa do Brasil 2011, após um início de ano turbulento em que nada parecia dar certo. O time já não fuincionava com PC Gusmão, problemas de disciplina com Carlos Alberto e Felipe redendo muito abaixo do esperado. Mas, após a chegada de Ricardo Gomes o time mudou da água pro vinho. Claro, as contratações de Bernardo, Diego Souza e Alecsandro foi fundamental para a reação cruzmaltina, mas Ricaro Gomes é o nome do título.


Pelo lado do Coritiba, o objeitvo não alcançado ontem não era objetivo esperado no início do ano. Foi uma surpresa para todo o Brasil a campanha do Coxa neste primeiro semestre, apesar de já ter uma equipe bem montada. Mas, a derrota de ontem não pode abalar as estruturas do Coritba que chegou à uma decisão de Copa do Brasil antes mesmo que qualquer um esperasse. Hoje o clube conta com mais de trinta mil sócios pagando em dia e as poucos vai mostrando ser o Coritiba que sempre foi.

Parabéns Vasco! Que o título seja para dar um alento à torcida que há certo tempo esperava e, que de certa forma acalme também os bastidores do clube neste ano de eleição.

Ficha do Jogo:

Coritiba: Edson Bastos; Jonas, Emerson, Demerson e Lucas Mendes (Eltinho); William, Léo Gago (Marcos Aurélio), Marcos Paulo (Leonardo), Rafinha e Davi; Bill  Técnico: Marcelo Oliveira

Vasco: Fernando Prass; Allan, Anderson Martins, Dedé e Ramón; Rômulo, Eduardo Costa, Felipe e Diego Souza; Éder Luís e Alecsandro. Técnico: Ricardo Gomes

Local: Couto Pereira/Curitiba-PR

Árbitro: Sálvio Espínola Fagundes Filho
Auxiliares: Alessandro Rocha de Matos e Emerson Augusto de Carvalho

Público: 31.516 pagantes
Renda: 892.600,00

Matheus de Oliveira
oliveirasouza.matheus@gmail.com

Imagens: André Durão/Globoesporte.com e Cezar Loureiro/Globo

0 comentários

Postar um comentário