13 de jul. de 2014

O PLANETA É DOS ALEMÃES

Rio de Janeiro, domingo, 13 de julho de 2014. Alemanha e Argentina fizeram a grande final da Copa do Mundo de 2014 no Maracanã, o templo do futebol. Os  alemães venceram com um gol de Mario Götze aos 112 minutos de jogo, no segundo tempo da prorrogação, e se sagrou tetracampeã da competição.
Lahm ergue a taça do tetracampeonato da Alemanha no Maracanã.
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Mais uma vez o episódio da maldição do tetracampeonato novamente foi escrita. Assim como Brasil e Itália, os alemães conquistaram seu quarto título após 24 anos da conquista do tri. Os germânicos venceram as outras três Copas em 1954, 1974 e 1990.

Agora é voltar aos calendários nacionais de cada país e pensar na próxima Copa do Mundo, que será na Rússia em 2018. Confira os detalhes da partida a seguir:

O jogo:

Durante os 90 minutos, a Argentina preencheu bem os espaços do meio de campo e defesa anulando as tentativas de ataque dos alemães. Os sul-americanos aproveitavam os contra-ataques cedidos pelos europeus para criar oportunidades de gol, porém faltou um pouquinho de capricho na hora do arremate.

A primeira grande chance foi aos 20 minutos. Kroos cabeceou errado e a bola sobrou para o pé de Higuain que finalizou. A bola saiu a esquerda de Neuer. Aos 29 minutos, Lavezzi, pela direita, acionou Higuain dentro da grande área e concluiu para o gol. O tento dos argentinos foi corretamente anulado pelo arbitragem pois o atacante estava impedido.

A Alemanha conseguiu criar sua primeira chance de perigo aos 36 minutos. Müller rolou para Schürrle que chegou batendo no gol. Romero defendeu afastando o perigo.

Aos 39 minutos, Messi recebeu livre pela área, mas na hora do arremate foi travado por Hummels. A bola passou por Neuer, mas Boateng afastou o perigo.

Aos 42 minutos, após erro de saída de bola de Mascherano, os alemães fizeram uma troca de passes que terminou com Özil chutando para o gol. Romero afastou o perigo. Aos 47 minutos, Kroos cobrou escanteio e Höweds subiu mais alto e cabeceou a Brazuca na trave.

No primeiro minuto da segunda etapa, a Argentina quase abriu o placari. Messi recebeu livre na grande área e bateu cruzado na saída de Neuer. A bola passou raspando a trave esquerda do arqueiro alemão. Aos 29 minutos, o camisa 10 pegou a bola pela direita, carregou pelo meio e chutou colocado, mas a bola foi para fora.

A Alemanha só conseguiu chegar aos 36 minutos na segunda etapa. Lahm, pela direita, achou Kroos livre na grande área, mas o alemão finalizou mal. Fim de segundo tempo e teríamos mais uma vez uma prorrogação nesta Copa do Mundo.

Prorrogação:

Vindo de duas prorrogações na fase mata-mata, incluindo a última partida dos argentinos, o sul-americanos não conseguiram manter a mesma pegada eficiente nos 90 minutos e alguns espaços foram aparecendo para os alemães que começaram a fazer o que não fizeram no jogo.

No primeiro minuto, Götze rolou para Schürrle na área que soltou uma pancada para o gol. Romero defendeu. Aos 6 minutos, uma grande chance para a Argentina. Hummels errou na saída de bola e ela sobrou limpa para Palácio na entrada da grande área. O argentino tentou encobrir Neuer, mas a bola saiu a direita do gol.
 
Palacio teve a grande de fazer o gol do título argentino no primeiro tempo da prorrogação.
Foto: Getty Images.
No segundo tempo do tempo extra, o gol. E por coincidência uma semelhança ao gol de decisão da última Copa do Mundo. Aos 112 minutos, Iniesta marcou o gol do título espanhol quatro anos atrás na África do Sul. Aos 7 minutos do segunda etapa da prorrogação, 112 minutos do tempo agregado, Schürrle avançou pela esquerda e acionou Mario Götze na grande área que, livre, só teve o trabalho de tirar de Romero e fazer o gol do tetracampeonato alemão: 1 a 0.
Gotze wonder goal crowns Germany champions
Vindo do banco de reservas, Götze decidiu o tetracampeonato dos alemães.
Getty Images.
A Argentina tentou se reerguer, mas já estava vencida mentalmente e fisicamente. Fim de jogo e a Alemanha é tetracampeã mundial de futebol.

Premiações:
Manuel Neuer of Germany receives the Golden Glove trophy
Luva de ouro: Neuer.
Bola de ouro: Messi.
Melhor jogador da partida: Mario Götze.
ALEMANHA 1 X 0 ARGENTINA

Alemanha : Neuer; Lahn, Hummels, Boateng e Höwedes, Kramer (Schürrle), Schweinsteiger e Kroos; Klose (Götze), Müller e Özil. Técnico: Joachim Löw.
Argentina: Romero; Zabaletta, Demichelis, Garay e Rojo; Mascherano, Perez (Gago), Biglia e Lavezzi (Aguero); Messi e Higuain (Palacio). Técnico: Alejandro Sabella.

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro.
Árbitro: Nicola Rizzoli (Itália).
Assistentes: Renato Faverini e Andrea Stefani (ambos da Itália).
Gols: Mario Götze
Cartões amarelos: Schweinsteiger, Hoewedes (ALE). Mascherano, Aguero (ARG).  

Público: 74.738 

0 comentários

Postar um comentário