14 de fev. de 2011

PRA SEMPRE FENOMENO


Hoje, dia 14 de fevereiro de 2011, as 12:40 iniciou-se a entrevista coletiva para um anuncio que muitas pessoas, inclusive eu, não esperássemos que acontecessem agora, que seria uma coisa que viria acontecer mas não neste momento. Era anunciado o fim de uma era. O fim de um ciclo. O fim de uma historia. Era anunciado ali, que Ronaldo Nazário de Lima, ou Ronaldinho, Ronaldo, Ronaldo Fenômeno ira encerra sua mágica carreira.  Uma carreia de muitos altos, poucos baixos, de brilho, superação, determinação. Esse texto vai contar a historia de um dos maiores atacantes da historia mundial.

O INICIO

Nascido na periferia do Rio de Janeiro,  Ronaldo começou sua carreira no São Cristovão, time de base e logo chamou atenção de todos. Numa dessas foi oferecido ao Flamengo, seu clube de coração. Chegou a treinar por uns dias, mas não deu certo. A equipe não queria pagar a condução do jogador do seu bairro até o CT.  Veio para o Cruzeiro em 1993 aos 16 anos já com a batuta de artilheiro do sulamericano sub-17 da época.
Estreou como profissional no campeonato Brasileiro de 1993. Mas veio marcar seu gol em um amistoso contra o clube português Belenenses em Portugal . Voltou para o Brasil com seu passe reajustado em 1000 % e despertando interesse dos italianos da Internazionale         . Ronaldo foi destaque do Cruzeiro naquele ano marcando 12 gols em 14 jogos.
Em 1994 disputou o campeonato mineiro, competição em que foi artilheiro marcando 21 gols. Os europeus continuavam encima e em uma transferência de 6 milhões de dólares Ronaldo foi vendido ao PSV Eindhoven da Holanda. La, o garoto se destacou mais uma vez como artilheiro  marcando 67 gols em 71 partidas oficiais. Os italianos continuavam a rondar o jogador. Em 1995 os problemas de joelho começam a surgir. Após  a cirurgia  simples, Ronaldo voltaria 2 meses depois, e fecharia com o Barcelona.





PRAZER, SOU RONALDO

Chega ao Barcelona onde faria dupla com Romário, e fazendo jus ao preço pago pela equipe catalã. O jogador fez 17 gols em 20 jogos e foi eleito melhor jogador do mundo em 1996 pela FIFA. Na temporada seguinte Ronaldo foi artilheiro do espanhol marcando 34 gols em 37 jogos  e levantou títulos como  Copa do Rei e a Recopa Européia. Ao final da temporada, finalmente a Internazionale  conseguiu contratar o jogador por  cerca de 32 milhões de dólares.




INTERNAZIONALE E GRAVES LESÕES.

Ronaldo chegava ao clube italiano usando a camisa 10, diferente da sua tradicional  mas o futebol prosseguia sendo o mesmo artilheiro. Encerrou a temporada marcando 14 gols em 19 jogos oficiais e novamente foi eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA. Em 1998 começaria a era de dificuldades para o fenômeno. Após ter uma convulsão horas antes da final da copa do mundo, não conseguiu jogar seu futebol, e o Brasil perdeu aquela final por 3x0. Na volta a Itália sofreu uma lesão contra o Lecce em partida valida pelo italiano e teria que ficar 5 meses parado. Voltou em um jogo contra a Lazio valido pela final da Copa da Itália. Mal entrou em campo e seu joelho cedeu ao primeiro drible rompendo o tendão patelar. O jogador caiu no gramado em lagrimas. Ali começaria um longo e lento período de recuperação que duraria mais de um ano fazendo com que ele voltasse somente no fim da temporada européia de 2001 onde so disputou uma partida pela Copa da UEFA.



RENASCE O FENOMENO

Para alguns sua carreira estava comprometida, mas não para Luiz Felipe Scolari, técnico da seleção em 2002. O técnico acreditou no jogador que estava a mais de um ano e meio sem jogar 90 minutos. Foi convocado para um amistoso contra a Iugoslava em março. Voltou a marca pela seleção contra a Malásia no fim de maio em um amistoso preparatório. A Copa veio e o Fenômeno ressurgiu, marcando oito vezes, deixando de anotar um tento apenas contra a Inglaterra. A artilharia do mundial incluiu os dois gols na decisão, contra a Alemanha.
A campanha na Copa foi determinante para que ele voltasse a ser levado seriamente, bem como para que recebesse pela terceira vez o prêmio de melhor jogador do mundo pela FIFA, ao final do ano. 
Ao final da copa se transferiu para o Real Madrid, onde se juntaria a Zidane, Roberto Carlos, David Backham entre outros para forma o time de galácticos. Estreou marcando 2 gols contra o Alaves , mas ao longo das partidas chegou a ser vaiado pela torcida merengue pela sua baixa media de gols pela equipe. Mas voltou ao topo com o titulo espanhol e sendo artilheiro do campeonato espanhol daquele ano  com 23 gols. Mas o tempo foi passando, e o fenômeno não era mais  o mesmo. Constantemente criticado pelo seu peso e sem espaço, voltou para Milão so que agora para o Milan.



O INICIO DO FIM

A temporada  que parecia promissora para Ronaldo foi interrompida no jogo contra o Livorno. O jogador  se lesionou na hora de um salto e caiu no chão em lagrimas relembrando o jogo contra o Lazio onde sofreu o mesmo tipo de contusão em 2000.
Ali terminaria sua curta passagem pelo Milan.



Após cerca de um ano o jogador voltou a treinar pelo flamengo, seu clube de coração em trabalho para recuperar sua forma física. A equipe rubro negra tinha sonho de fechar com  o atacante  mas surpreende mente o jogador fechou com o Corintinhans. A equipe tinha um projeto de chegar novamente a libertadores e contava com o atacante como principal reforço. O jogador voltou aos gramados em um jogo pela copa do Brasil  contra o Itumbiara  em Goiás onde atuou durante 20 minutos. Voltou a marcar  no jogo seguinte contra o Palmeiras aos 47 minutos do segundo tempo dando o empate  a torcida do timão. O gol repercutiu em toda imprensa mundial e emocionou torcedores do mundo inteiro. O jogador foi fundamental para campanha para o titulo do campeonato paulista no qual foi eleito o melhor jogador de 2009. O jogador também foi grande destaque na copa do Brasil de 2009 onde também ajudou no titulo da equipe. Ronaldo vinha recuperando a forma e atuando bem nas partidas, mas novamente a seqüência de contusões acabaram impedindo de fazer um campeonato melhor. Em 2010 o jogador  não esteve bem no segundo semestre  e as contusões continuaram a atrapalhar o jogador. 2011 chega e o timão vem disputa a pré libertadores. Ronaldo estava bem acima do peso, e não consegue nem de longe mostrar o seu grande futebol, e o timão é eliminado ainda na fase preliminar da competição. Foi o ultimo jogo oficial de Ronaldo como jogador profissional. Uma despedida melancólica e triste para o jogador que deu tantas alegrias ao povo brasileiro.



FIM

Ronaldo, infelizmente não teve uma despedida honrosa ate o momento, mas esperamos que ele ainda tenha um jogo de despedida para que os torcedores possam prestar a homenagem a esse jogador, que alem de habilidoso e impecável teve uma garra, perseverança quando todos disseram que ele não teria mais lugar no futebol, ele mostrou que para um Fenômeno, nada é impossível, que basta ter vontade, e ele teve muita. Encerra sua carreira como mito, um jogador diferenciado, ou melhor dizendo, encerra sua carreira como RONALDO. #prasemprefenomeno


                        


Maicon Augusto
@maiconaugusto07
pigleblon@hotmail.com

0 comentários

Postar um comentário