3 de fev. de 2011

TOLIMA ELIMINA CORINTHIANS E ESTÁ NO GRUPO DO CRUZEIRO NA TAÇA LIBERTADORES

Guillermo Legaria/AFP Photo
O sonho acabou cedo para um paulista e o Corinthians é o primeiro brasileiro eliminado da Taça Libertadores de 2011, na noite desta quarta-feira o Timão foi derrotado para o Deportivo Tolima da Colômbia por 2 a 0. Como o primeiro jogo no Pacaembu terminou empatado o time paulista está eliminado da competição.

O time do Corinthians realmente mereceu a eliminação, com três volantes e sem nenhum armador a equipe estava sendo dominada fácil em seu campo de defesa, o Corinthians tinha problemas principalmente na famosa “linha burra” o Tolima chegava fácil na cara do gol em condições legais, e os paulistas continuando investindo na jogada que não dava resultados.

O Tolima cumpriu a promessa de pressionar o Corinthians em Ibagué, embora o irreverente Wilder Medina fosse o único atacante escalado pelo treinador Hernán Torres. Logo no primeiro minuto, ele fintou o zagueiro Leandro Castán duas vezes e chutou cruzado. A bola saiu pela linha de fundo, mas assustou o goleiro Julio Cesar.

O Corinthians, ao contrário, tinha muitas dificuldades para atacar os colombianos. Sem um meia de origem, já que Bruno César foi barrado por opção técnica de Tite, a equipe brasileira era pouco criativa. O trio de volantes formado por Ralf, Jucilei e Paulinho não foi suficiente para dar suporte ofensivo a Jorge Henrique, Ronaldo e Dentinho.

Quando percebeu que o Corinthians não reagia, o Tolima se animou ainda mais diante de seus torcedores. Castillo, Hurtado e Murillo passaram a tirar proveito dos espaços oferecidos pelos laterais corintianos, para desespero de Tite, bastante preocupado à beira do gramado. Fábio Santos, substituto do lesionado Roberto Carlos, era nulo na defesa e no ataque.

Ronaldo também não justificava a idolatria que inspira em alguns colombianos. Chamado de "gordinho" pelos adversários, ele foi vaiado ao errar um passe de letra, ao não completar um drible e ao cobrar uma falta sem direção. Dentinho se mostrava ainda menos produtivo. Já Jorge Henrique ao menos tentava chutar de longe. Foi dele a primeira finalização corintiana no jogo - aos 14 minutos.

Depois daquele chute de Jorge Henrique, o Corinthians praticamente não arriscou mais nenhuma conclusão no primeiro tempo. Ainda levou alguns sustos do Tolima, como na oportunidade em que Diego Chará avançou livre de marcação pela direita e bateu por cima do gol.

Apesar dos problemas de seu time, Tite preferiu não fazer alterações no intervalo. Apenas pediu para Jorge Henrique se posicionar melhor, mais centralizado, como se fosse um armador. Já nos primeiros minutos da etapa complementar, deu resultado. O Corinthians deixou de sofrer pressão e passou a figurar no campo de ataque, com uma série de escanteios a seu favor.

O time dirigido por Tite ainda levou perigo em chutes de Paulinho e Ronaldo, que começou a se movimentar no gramado. Como prova de que o Corinthians havia melhorado bastante, o técnico Hernán Torres entrou em ação e colocou Danny Santoya no lugar de Rafael Castillo no Tolima.

A substituição funcionou. Aos 20 minutos, Santoya apareceu sem marcação dentro da área do Corinthians e concluiu com precisão, na saída de Julio Cesar, para abrir o placar. Festa colombiana no Estádio Manuel Murillo Toro. De imediato, Tite colocou Danilo e o peruano Cachito Ramírez nos lugares de Dentinho e Paulinho.

A situação do Corinthians piorou logo em seguida. Autor de um belo gol em sua estreia contra o São Bernardo, Cachito deu um drible no meio-campo, foi segurado por Chará e acertou o adversário com uma cotovelada. O árbitro uruguaio Roberto Silvera não hesitou em mostrar o cartão vermelho para o peruano, que deixou o campo desolado.

Com um jogador a menos, o Corinthians perdeu fôlego e sofreu o segundo gol. Aos 32 minutos, Murillo cruzou da direita, a bola passou por Julio Cesar e Medina completou de cabeça. Tite ainda tentou reanimar o seu time com Edno no lugar de Fábio Santos. Não adiantou. E a torcida do Tolima não perdoou: gritou "olé" até o apito final.

Foi a primeira derrota de Tite sobre o comando do Corinthians, mas a pressão para a demissão do técnico corintiano é grande, a torcida chegou a pichar a sede do clube com pedidos de demissão do técnico, criticando Ronaldo de garoto propaganda e Roberto Carlos que se machucou antes da partida de pipoqueiro.

O Deportivo Tolima entrou no grupo do Cruzeiro que também conta com Estudiantes-ARG e Guarani-PAR.

DEPORTES TOLIMA 2X0 CORINTHIANS
Antony Silva; Vallejo, Julian Hurtado, Arrechea e Noguera; Chará, Bolívar, Murillo (Piedrahita) e John Hurtado; Castillo (Santoya) e Medina (Closa).
Julio Cesar; Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos (Edno); Ralf, Jucilei, Paulinho (Ramírez) e Jorge Henrique; Dentinho (Danilo) e Ronaldo.
Técnico: Hernán Torres.
Técnico: Tite.
Gols: Santoya, aos 20, Medina, aos 32 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Jorge Henrique, Leandro Castán, Jucilei (COR); Murillo, Chará (TOL). Cartão vermelho: Ramírez (COR).
Local: Manuel Murillo Toro, em Ibagué (COL). Data: 02/02/2011. Árbitro:  Roberto Silvera (URU). Auxiliares: Mauricio Espinosa (URU) e Carlos Changala (URU).

ALEJANDRO SABELLA PEDE DEMISSÃO MAS PODE VOLTAR ATRÁS

O técnico do Estudiantes Alejandro Sabella chegou a pedir demissão nesta quarta-feira, alegando que a diretoria não está contratando os reforços pedidos. Porém o técnico pode voltar atrás já que os jogadores e diretoria dos times de La Plata estão pedindo que ele não saia e fique, o técnico pediu um tempo para pensar e pode voltar atrás de sua decisão. A estreia dos Argentinos é justamente contra o Cruzeiro dia 16 na Arena do Jacaré.

Bruno Santana
bruno_santsouza@hotmail.com
@brunosantsouza

0 comentários

Postar um comentário