18 de jun. de 2014

CHILE AVANÇA E ATUAL CAMPEÃ É ELIMINADA

A primeira decepção da Copa e o segundo classificado. A atual campeã do mundo Espanha, perdeu para o Chile por 2 a 0 no Maracanã e viu o time sul americano se classificar junto com a Holanda pra as oitavas de final da Copa do Mundo de 2014.

A Espanha repetiu os fracassos de França e Itália nesta Copa do Mundo. Os franceses foram campeões em 1998 e foram eliminados na primeira fase de 2002. Os italianos foram campeões de 2006 e foram eliminados na primeira fase de 2010. O mesmo aconteceu com os espanhóis que ganharam em 2010 e foram eliminados na primeira fase de 2014.

Vargas e Aranguiz, jogador do Internacional, marcaram os gols da classificação chilena. O Chile irá para Arena São Paulo onde decidirá o primeiro lugar do Grupo B com a Holanda na terça-feira (24), às 13 horas. No mesmo horário, porém não valendo nada, a Espanha enfrentará a Austrália na Arena da Baixada no jogo dos eliminados.

Primeiro tempo: Chile abre 2 a 0 e dificulta vida dos espanhóis

Obediência tática tanto para defender tanto para atacar, o time de Jorge Sampaoli teve um certo posicionamento de troca e movimentação dos chilenos que ajudou bastante sua equipe vencer o tiki-taka espanhol. Em tomada de bola na defesa e contra-ataque rápido aos 19 minutos, Sanchez acionou Aranguiz que rolou para Vargas na área. O atacante limpou Casillas, já caído, e empurrou para o gol abrindo o placar no Rio de Janeiro: 1 a 0.

Atrás no placar, a Espanha precisava ir para o tudo ou nada. Não interessava outro resultado a não ser a vitória. Aos 26, Iniesta acionou Diego Costa que emendou um chute pela rede do lado de fora.

Aos 43, o que estava ruim para os atuais campeões do mundo ficou pior. Sanchez cobrou falta no canto esquerdo e Casillas bobeou rebatendo a bola para o meio da grande área. Aranguiz não perdoou e ampliou a vantagem para o Chile: 2 a 0.
Vargas comemora gol Chile x Espanha (Foto: Reuters)
Vargas aproveitou falha de Casillas e marcou o segundo gol chileno.
Foto: Reuters.
Segundo tempo: Obediência tática persiste e adeus Espanha.

O posicionamento tático dos chilenos persistiu e a Espanha continuava com dificuldades. E aos 7 minutos, a chance inacreditável que poderia colocar fogo na partida. Em disputa pelo alto, Diego Costa deu uma bicicleta que virou um passe para Busquets que, com o gol livre, chutou de canela fora.

As dificuldades criadas pelos sul-americanos continuavam e o Chile valorizava a posse de bola. Na arquibancada, os chilenos se misturavam com os brasileiros fazendo festa com os cantos de seu país e com alguns cantos brasileiros. Os gritos de olé já estavam aumentando com o decorrer do tempo.

A Espanha ainda tentava diminuir, mas encontrava dificuldades. Somente aos 39, em um chute colocado e com muito perigo de Iniesta de fora da área, a bola foi com todos os indícios que seria um golaço em direção ao ângulo. Bravo teve que se esticar para fazer uma grande defesa e evitar o gol espanhol.

Aos 42 o arqueiro chileno teve que se esticar todo para fazer uma defesa no canto após cobrança de Carzola. Os chilenos continuavam fechados valorizando a posse de bola e após seis minutos de acréscimos, o Chile também deu seu cartão de visitas ao Planeta Terra dizendo “Eu estou aqui!”.

ESPANHA 0 X 2 CHILE


Espanha: Casillas; Azpilicueta, Javi Martinez, Sergio Ramos e Jordi Alba; David Silva, Sergio Busquets, Xabi Alonso (Koke) e Iniesta; Pedro (Santi Carzola) e Diego Costa (Fernando Torres). Técnico: Vicente del Bosque
Chile: Claudio Bravo; Mauricio Isla, Mendel, Gonzalo Jara e Eugenio Mena; Marcelo Díaz, Arturo Vidal (Carmona), Aránguiz (Gutiérrez) e Franciso Silva; Vargas (Valdivia) e Alexis Sánchez. Técnico: Jorge Sampaoli

Local: Maracanã (Rio de Janeiro)
Árbitro:Mark Geiger (EUA)
Assistentes: Mark Hurd e Joe Fletcher (ambos do EUA)
Gols: Vargas (19' 1º T) e Aránguiz (42' 1º T).
Cartões amarelos: Eugenio Mena e Arturo Vidal (CHI); Xabi Alonso (ESP)

0 comentários

Postar um comentário