29 de jun. de 2014

JA É SENSAÇÃO

Quem diria que uma Seleção que nunca foi pedra no sapato, nunca avançou para umas oitavas de final e que entrou em um grupo cujo os outros três participantes eram campeões mundiais e campeões poderosos, iria passar no Grupo da Morte em primeiro, e iria ter dificuldades contra uma Grécia que, na teoria, era uma equipe mais fraca que as demais.

Pois é, esta é a Costa Rica. A Seleção sensação da Copa do Mundo de 2014. Passando boa parte do segundo tempo com um a menos, sofrendo um gol no final da partida, segurando 30 minutos de prorrogação, se classificou para as quartas de final da Copa do Mundo.

Com o 1 a 1 nos 120 minutos e 5 a 3 nas disputas de pênaltis, a sensação da Copa, irá enfrentar a Holanda nas quartas de final da competição, no sábado (5), às 17 horas, na Arena Fonte Nova.

O jogo:

O primeiro tempo, tecnicamente, foi fraco. Uma chance real de gol pra cada gol. Aos sete minutos, Ruiz acionou Bolaños pela esquerda e o costa-riquenho chutou forte, mas pra fora. Aos 35, a Grécia respondeu. Salpingidis recebeu um lançamento e Navas espalmou.

No segundo tempo, o jogo foi melhor. No primeiro minuto, Cholevas cobrou falta e Samaras cabeceou para nova defesa do arqueiro costa-riquenho.

Aos seis minutos, o primeiro gol. Ruiz recebeu na meia lua e chutou fraco no canto esquerdo de Karnezis: 1 a 0.

A Costa Rica tocava bem a bola e mantinha maior posse de bola, mas aos 22 minutos, o jogo ficou dramático. Oscar Duarte cometeu falta dura em Cholevas e recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso da partida.

Ataque contra defesa. A Grécia virou um rolo compressor e agrediu a Costa Rica durante o restante da segunda etapa. Mas como a classificação dos gregos veio nos minutos finais da última partida contra a Costa do Marfim, o empate nesta partida também veio. Aos 45 minutos Mitroglou chutou, Navas defendeu e Sokratis, no rebote, mandou para o fundo das redes: 1 a 1.

Veio a prorrogação, e a Grécia superior. Sobrava a Costa Rica, com um a menos, tentar manter a posse de bola no ataque e, com essas tentativas, sobrou uma bola para os europeus, aos 7 minutos da segunda etapa da prorrogação, em um contra-ataque puxado com 5 gregos contra dois costa-riquenos. Christodoulopoulos recebeu pela direita e chutou forte. Navas defendeu e a defesa afastou o perigo. A cobrança de pênaltis foi inevitável.

Os brasileiros gostam de uma zebra e neste caso do continente americano ainda. A torcida era a favor da Costa Rica. Nas três primeiras cobranças, três acertos pra cada lado. Na quarta, Campbell converteu e Gekas foi para a cobrança. Navas pulou no canto direito e defendeu a cobrança. Bastava Umaña converter e colocar a equipe da América Central nas quartas de final. Missão cumprida, Umaña fez o gol e eliminou a Grécia.
Navas e Gekas Costa Rica x Grécia (Foto: Reuters)

COSTA RICA 1 (5) X (3) GRÉCIA

COSTA RICA: Navas; Duarte, González e Umaña; Gamboa (Acosta), Borges, Tejeda (Cubero) e Díaz; Bryan Ruiz e Bolaños (Brenes); Campbell. Técnico: Jorge Luís Pinto
GRÉCIA: Karnezis; Torosidis, Manolas, Sokratis e Cholevas; Maniatis (Katsouranis) e Samaris (Mitroglou); Salpingidis (Gekas), Karagounis e Christodoulopoulos; Samaras. Técnico: Fernando Santos

Local: Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE)
Data: 29 de junho de 2014, domingo
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Benjamin Williams (AUS)
Assistentes: Matthew Cream (AUS) e Hakan Anaz (AUS)
Público: 41.242 espectadores
Cartões amarelos: Tejeda, Granados, Bryan Ruiz e Navas (Costa Rica); Samaris e Manolas (Grécia)
Cartão vermelho: Duarte (Costa Rica)
Gols
Costa Rica: Bryan Ruiz, aos seis minutos do segundo tempo
Grécia: Sokratis, aos 45 minutos do segundo tempo
Pênaltis
Costa Rica: Borges, Bryan Ruiz, González, Campbell e Umanã converteram.
Grécia: Mitroglou, Christodoulopoulos e Cholevas converteram; Gekas errou.

0 comentários

Postar um comentário