13 de jun. de 2014

TOURADAS EM SALVADOR

A atual campeã da Copa do Mundo contra a vice. Um jogo que quando aconteceu, quatro anos atrás, foi equilibrado e teve somente um gol no segundo tempo da prorrogação, foi um dos mais esperados neste início da Copa.

Hoje aconteceu esta partida. Para os holandeses, uma revanche. Para os espanhóis, uma partida para provar que o fantasma da derrota para o Brasil na final da Copa das Confederações foi superado. Mas não foi.

A Holanda simplesmente massacrou a Espanha por um incrível placar de 5 a 1 e deu seu cartão de visita para o Planeta Terra dizendo que chegou para brigar pelo inédito título de Campeã Mundial de futebol.

Robben, duas vezes, Van Persie, duas vezes,  e De Vrij marcaram para a Holanda, Xabi Alonso marcou, de pênalti, o gol da Espanha. Os espanhóis vão para o Rio de Janeiro, onde enfrentam o Chile na próxima, 18, quarta-feira, às 16 horas, no Maracanã. Os holandeses, no mesmo dia, enfrentam a Austrália, às 13 horas, no Beira Rio. Confira os detalhes da partida a seguir.

Primeiro tempo: Superioridade do Tiki-taka espanhol e vantagem da atual campeã mundial

Quem viu o placar da partida e achou que a Holanda foi superior durante todos os 90 minutos se enganou. A Espanha apresentou o bom e velho Tiki-taka, futebol com posse de bola e toques envolventes, que lhe renderam duas Eurocopas e uma Copa do Mundo e conseguiu ser superior durante a primeira etapa da partida.

Mas quem começou primeiro foi a Holanda. Robben acionou Sneijder, com um passe genial, que chutou para o gol. Casillas evitou o primeiro gol da partida.

Diego Costa foi uma das atrações da primeira etapa. A torcida brasileira presente aproveitou para vaiar o jogador toda vez que o brasileiro naturalizado espanhol pegava na bola. E ainda teve que ouvir alguns xingamentos de "Diego, Veado", mas, mesmo assim, o jogador se saiu bem sobre pressão brasileira.

Aos 26 minutos, o atacante recebeu a bola na área e De Virj tentou tirar a bola em um carrinho. Diego se aproveitou do momento de deslize do holandês e se jogou na grande área. Pênalti para Espanha. Xabi Alonso foi para a cobrança e chutou no canto direito abrindo o placar em Salvador.

E da-lhe Tiki-taka, a Espanha continuava com seu modelo de jogar e teve a chance de ampliar a partida, o que mudaria o panorama da partida em seu decorrer. Aos 42, Iniesta deu um toque de bola perfeito para David Silva que saiu na cara do goleiro Cillessen. David deu um toque por cima e o arqueiro holandês deu um leve desvio tirando a Brazuca do caminho do gol.

Aos 44, o empate. Blind fez um lançamento que rasgou toda a defesa da atual campeã mundial e parou na cabeça de Van Persie que, em uma cabeçada genial, encobriu Casillas e empatou a partida: 1 a 1.

Fim de primeiro tempo e o massacre estava por vir.

Segundo tempo: Touradas em Salvador. Holanda atropela a Espanha.

Na segunda etapa, a reviravolta. A Holanda voltou como uma manada de touros. E atropelou. E como sempre, as duas certezas na vida: Uma, a morte; outra, o Robben vai cortar para a esquerda para chutar com a canhota. Aos 7 minutos, Robben partiu em velocidade e foi para cima da marcação; puxando para a esquerda, o holandês deixou Piqué no chão e fuzilou sem chance para Casillas. Virada da Holanda em Salvador, 2 a 1.

Em 2013, o Bayern de Munique ensinou como destruir o tiki-taka adiantando a marcação e abafando o Barcelona na semifinal da Liga dos Campeões. Depois foi a vez do Brasil fazer isto com a Espanha na final da Copa das Confederações e a Holanda repetiu. A linha de marcação holandesa foi adiantada e os espanhóis não sabiam o que fazer com a bola.

Assim a vantagem foi ampliada. Aos 19, após cobrança de falta pela direita, Van Persie se chocou com Casillas, o jogo seguiu normalmente apesar da falta e De Virj empurrou para o fundo das redes: 3 a 1.

Casillas não está em boa fase. Depois de uma falha na final da Liga dos Campeões que quase custou o título ao Real Madrid, o goleiro falhou mais uma vez hoje. Após o bote de Van Persie em uma má saída de bola do goleiro espanhol, o camisa 9 holandês empurrou para o fundo das redes: 4 a 1.
Holanda atropelou Espanha em Salvador.

A Espanha tentava reagir. Em um lance de Fernando Torres, que foi acionado no lugar de Diego Costa, o atacante chegou a limpar o goleiro, mas cortado pelo marcador. Aos 40, o golpe final. Robben partiu novamente em velocidade, chamou Casillas para dançar, driblou o goleiro cortando para a perna canhota e fuzilou para o gol dando números finais a partida: Holanda 5 a 1.

Olê nas arquibancadas, trenzinho  de holandeses e brasileiros na arquibancada com muita festa e uma Espanha, se sentido atropelada por uma manada de touros.

ESPANHA 1X5 HOLANDA

Espanha:
Casillas; Azpilicueta, Sergio Ramos, Piqué e Alba; Busquets, Xabi Alonso (Pedro), Xavi, Iniesta e David Silva (Fábregas); Diego Costa (Fernado Torres). Técnico: Vicente Del Bosque
Holanda: Cillessen; Janmaat, Vlaar, De Vrij (Veltman), Martins Indi e Blind; De Jong, De Guzman (Wijnaldum), Snjeider; Robben e Van Persie (Lens). Técnico: Louis Van Gaal

Árbitro: Nicola Rizzoli (ITA)
Assistentes: Renato Faverani e Andrea Stefani (ambos de ITA)
Cartões amarelos: De Guzman, De Vrij, Van Persie (H)
Gols: Xabi Alonso (aos 27min do 1ºT), Van Persie (aos 44min do 1ºT e aos 26 do 2ºT), Robben (aos 7min e aos 34min do 2ºT), De Vrij (aos 19min do 2ºT)


0 comentários

Postar um comentário