24 de jun. de 2014

ISTO É COPA DO MUNDO!

Carta de Diego Lugano aos uruguaios antes da partida de hoje entre Uruguai e Itália. Jogo este que deu aos uruguaios a classificação para as oitavas de final da competição. Não percam! Vale a pena conferir!

"Cada Copa do Mundo serve para que possamos redescobrir que os uruguaios não são como os argentinos, ou os alemães, ou os brasileiros, ou os espanhóis, ou os ingleses... Nós uruguaios somos muito uruguaios e só nos parecemos conosco, ainda que às vezes tentemos ser diferentes. Não tomamos chá às cinco: tomamos mate a qualquer hora... comemos churrasco, jogamos truco, amamos o futebol e sonhamos com feitos impossíveis. Nosso horizonte sempre foi e sempre será o esforço e os milagres; e nossa paixão foram, são e serão os desafios.
Somos contraditórios, injustos, imaturos, sonhadores, teimosos... muito teimosos. nunca nos damos por vencidos, somos lutadores. Somos pequeninos, mas sonhamos em ser gigantes. Somos uma família... e que família! Os que saem são substituídos pelos que chegam, parecemos uma grande equipe de futebol (tão grande, que de vez em quando, quando jogamos irritamos uns aos outros). Queremos ganhar partidas fáceis, mas as transformamos em jogos difíceis, e muitas vezes tornamos os jogos difíceis um pouquinho (mas só um pouquinho) mais fáceis. Jogamos todos juntos, mas quando ganhamos, dizemos “ganhamos”. Quando perdemos, dizemos “perderam”.

Temos a consciência de que três milhões de uruguaios dependem de nós, mas sabem de uma coisa? Nós também dependemos dos três milhões de uruguaios. Gostamos que eles nos impulsionem, precisamos de seu apoio a cada erro cometido, adoramos que o povo se emocione, que chore de alegria em cada gol, e em cada bola dividida... Sabemos que até mesmo aqueles que nos criticam dariam tudo para estar correndo conosco e nos ajudando, e que são os primeiros a se alegrar quando ganhamos. Sentimos a pressão, é claro que a sentimos. Por isso que às vezes, quando o Uruguai joga, sentimos algo que entendemos bem, mas em que não podemos acreditar, e quando por fim acreditamos, não conseguimos mais entendê-lo. Algo que nos emociona.

Faltando poucas horas para esta partida transcendental, este enorme e dificílimo desafio, só peço que nós uruguaios estejamos todos unidos, apoiando a Celeste, que é mais importante que tudo. A Celeste é mais importante que nomes, capitães, resultados... Façamos força juntos, porque nós sentimos o valor dessa camisa como ninguém quando sentimos o país unidos e o povo feliz. Dessa forma, somos três milhões de jogadores em campo; e que jogamos de maneira positiva, com atitude, com vontade, como fome de glória, com a linda pressão de nos sentirmos obrigados a não desapontar nossa própria História.

Eu os convido a confiar, a ter paciência, a ter a audácia de sonhar com o melhor. Nós não nascemos para as situações fáceis, nascemos para as difíceis, e esta é uma delas. Peço a vocês união. Uruguai e nada mais!'"

0 comentários

Postar um comentário